Resultados da sua pesquisa

Um bom planejamento de decoração pode dar nova vida ao ambiente

Postado por construtora em janeiro 20, 2021
| blog
| 0

Por Prestes Construtora

Não dá para negar que uma grande parte das atividades que exercermos no cotidiano costumam acontecer entre quatro paredes: no dia a dia, ao equilibrar trabalho, estudos, contato com família, amigos e cuidados com o nosso próprio bem-estar, a vida acaba se desenrolando, principalmente, em ambientes internos. Nas cidades, a situação se intensifica. Os apartamentos são cenário de muitos dos nossos momentos diários e, com a falta de quintais e jardins particulares nesses ambientes, as sacadas tornam-se nosso ponto de contato com o exterior.

Tendo esse papel tão importante em nossa rotina, elas merecem atenção especial quanto o assunto é decoração, certo? E para quem acha que não é possível imprimir personalidade e emprestar charme a esses espaços, aqui vão algumas dicas que podem provar o contrário.

As vantagens desses espaços na vida em apartamento — Foto: Divulgação

As vantagens desses espaços na vida em apartamento — Foto: Divulgação

Com o planejamento certo, dá para transformar o ambiente em local de relaxamento ou em um espaço para reunir os amigos — Foto: Divulgação

Com o planejamento certo, dá para transformar o ambiente em local de relaxamento ou em um espaço para reunir os amigos — Foto: Divulgação

Beleza + funcionalidade

Segundo o arquiteto Franco Luiz Faust, fazer das sacadas espaços úteis e bem decorados depende de uma equação que soma um desenho adequado do ambiente – o que deve ser verificado na hora de adquirir o imóvel – e a aposta em um mobiliário de qualidade, que tenha a cara dos donos. Como ficam expostas ao tempo, as peças destinadas a esses locais devem ser resistentes e de fácil manutenção. Materiais como alumínio, madeira e fibras sintéticas são os mais recomendados. Se houver almofadas, melhor que sejam revestidas de tecidos impermeáveis.

Mas é claro que, antes de decorar o espaço, os moradores precisam entender suas vontades e necessidades. Franco lembra que, dependendo do tamanho das sacadas, elas podem abrigar um ambiente de relaxamento e meditação, ou então um local para reunir amigos em um dia de sol. No primeiro caso, dá para combinar tapetes, futons e elementos como o sino dos ventos para criar um cenário tranquilizante. Já no segundo, algumas cadeiras e uma mesa são o bastante para transformar o local em um espaço social.

Além de trazerem mais luz ao ambiente interno, as sacadas podem servir como espaço de meditação ou como um “jardim” particular — Foto: Divulgação

Além de trazerem mais luz ao ambiente interno, as sacadas podem servir como espaço de meditação ou como um “jardim” particular — Foto: Divulgação

Deixe a luz entrar

E já que o papo é sobre funcionalidade, o arquiteto aponta que, além de serem um elo entre os moradores de um apartamento e o mundo externo, as sacadas têm outra função bastante importante: a de ampliar a entrada de luz natural na casa. “Esse ponto, muitas vezes, é esquecido”, afirma o profissional. “A sacada tem um papel no controle da luz do sol e da temperatura do apartamento. Seu posicionamento em um edifício pode, por exemplo, oferecer aos moradores uma agradável área ensolarada no inverno e uma área sombreada no verão”. Tudo isso é relevante não apenas para os ambientes internos, que podem se tornar mais iluminados e mais arejados, mas também para a saúde de quem vive no local, já que esse contato com a vida externa, garante Franco, oferece mais vitalidade ao dia a dia.

Um bom planejamento de decoração pode dar nova vida ao ambiente — Foto: Divulgação

Um bom planejamento de decoração pode dar nova vida ao ambiente — Foto: Divulgação

Cantinho verde

E outra alternativa para aproveitar a sacada do apartamento é transformá-la em um “cantinho verde”, com muitas plantas e até algumas hortas verticais. Se o ambiente recebe uma quantidade satisfatória de luz do sol diariamente, pode ser ideal para esse tipo de uso. Além de tornar o espaço bonito, traz um toque de natureza ao lar que é, essencialmente, de tijolo e concreto. A ideia das sacadas verdes é tão positiva que, conforme lembra Franco, já existem obras como o Bonpland Building, na Argentina, onde a varanda é, de fato, um jardim, possibilitando que os apartamentos possuam uma espécie de quintal próprio. Incrível, né? Boas ideias não faltam para dar vida e funcionalidade às sacadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image