Resultados da sua pesquisa

Decoração de Sala: Dicas Criativas

Postado por construtora em maio 10, 2021
| blog
| 0

Olá tudo bem? Confira a seguir o post que eu preparei sobre decoração de sala e mergulhe nessa seleção incrível de fotos de salas decoradas!

A sala de estar é o ambiente acolhedor é nele que recebemos os amigos e a família, também é na sala de estar que nos aconchegamos para assistir um filminho comendo pipoca no sofá, ao mesmo tempo em que a sala precisa ser um ambiente agradável e organizado para receber, tem que ser confortável para o uso no dia-a-dia. Por isso a decoração de sala não é tão simples quanto parece ser, na verdade é mais do que decorar, é de planejar e projetar o espaço para que ele seja funcional.

Azul e laranja

Então no seu projeto de interiores você terá que avaliar as atividades pertinentes a sala de estar ou jantar e quantas pessoas as salas devem atender. Esta é uma questão importante para conhecer a necessidade de assentos na sala de estar e na sala de jantar e que pode determinar o layout dos móveis, principalmente na decoração de sala pequena, onde é preciso planejar a usabilidade do espaço com atenção.

Poucas pessoas podem contar com sala de TV, sala de visitas e sala de jantar, hoje a maioria das casas e apartamentos tem tamanhos reduzidíssimos, por isso é comum que os ambientes sejam integrados: sala de estar, jantar e cozinha.

Sala de estar pequena

Essa integração entre os ambientes amplia o alcance visual e faz parecer que o espaço é maior.

Por outro lado, com espaços cada vez menores é preciso ter criatividade para lidar com tantas funções em um espaço compacto, esse é o desafio principal na decoração de salas pequenas.

Decoração de Salas Pequenas

Vou começar citando a famosa frase do arquiteto Mies “Menos é Mais”, pois afinal em espaços reduzidos o que importa são as coisas essenciais, ou seja funcionais. Só, que o projeto não se inicia com a escolha dos móveis e acessórios de decoração da sala.

projeto de decoração de sala

O projeto começa com análise do espaço e das relações entre os espaços (funções e circulação) de como aquele espaço poderá ser apropriado pelos moradores. Para então partir para a definição dos espaços e do dimensionamento dos móveis.

Os dois erros mais cometidos na decoração de salas ocorrem justamente quando não é feito um planejamento do espaço antes da escolha dos móveis que são: entulhar a sala de objetos e restringir a circulação das pessoas.

Sala de estar e jantar

Os móveis não podem atrapalhar a passagem, eu sei que a vontade de muitas pessoas é de colocar sofás 2 e 3 lugares em suas salas, mas nem sempre isso fica legal em salas pequenas, mesmo que seja possível pode não ser a melhor escolha.

decoração de sala compacta

Sofás sem braços e com linhas retas, como o da imagem acima, são muito mais apropriados, pois permitem mais pessoas sentadas e são menos impactantes visualmente.

Isso vale também para a escolha dos materiais, objetos transparentes criam uma percepção de espaço livre, peças de metal tendem ter a estrutura mais esguia do que a madeira, cores claras criam espaços mais iluminados e que aparentam ser maiores e objetos com poucos detalhes e texturas chamam menos atenção, portanto não “pesam” o  visual. Isso é regra? Não.

decoração sala de jantar

Se a sala pequena tiver paredes brancas, móveis brancos, sem quadros, sem texturas, sem prateleiras, sem almofadas … sem graça! A palavra de ordem na decoração de salas de estar e jantar é equilíbrio, sempre buscar o equilíbrio entre as cores, formas e texturas, trazendo algo pessoal que seja característico.

Cores para a Sala

Agora vamos falar um pouco de cores para a sala, sem cair na mesmisse de indicar apenas cores claras para iluminar a sala e ampliar a sensação de estaço, porque as cores escuras também podem colaborar para aumentar a percepção visual, quando bem utilizadas em um projeto de interiores criam a ilusão de profundidade e ganho de espaço.

Decoração de sala e quarto conjugados

As texturas e objetos coloridos fazem com que o ambiente ganhe vida, que atraia a atenção para diversos pontos e quebre a monotonia visual, basta saber onde e quando usar.

Em geral as cores intensas, saturadas (vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo, etc) são utilizadas acompanhadas de cores neutras (branco, preto, cinza, marrom, ocre, concreto, bege etc). Dessa forma o ambiente não fica muito carregado, com cores neutras claras a impressão é de um ambiente mais iluminado, maior, já com as cores escuras o ambiente fica mais intimista.

Decoração de sala roxa

Quando a sala de TV é grande ou quando existe uma sala especificamente para a TV, Home Theater, as cores escuras e foscas são uma ótima opção, pois absorvem a luminosidade e deixam a sala parecendo um cinema.

Móveis e decoração da sala

Já quando os ambientes são integrados e pequenos as cores claras trazem uma sensação de amplitude, leveza e limpeza. A cor branca é muito associada psicologicamente com a limpeza e a purificação. Neste caso as cores mais intensas ou escuras podem ser aplicadas em detalhes (almofadas, vasos, quadros, esculturas, livros,…), ou ainda em uma parede de fundo.

decoração de sala integrada

A grande vantagem de usar as cores nos objetos é que é fácil trocar as capas das almofadas, trocar alguns vasos e deixar a sala com outra cara rapidamente.

Quando a sala é estreita a cor escura aplicada a toda a parede e aos móveis pode dar uma sensação de profundidade quando em contraponto a outras paredes claras, quanto maior o contraste melhor para causar essa sensação.

piso escuro na sala

Ou ainda, essa cor escura pode ser aplicada ao chão, um piso de madeira ebanizado envolto por paredes brancas fica maravilhoso e da à impressão de que o pé-direito é maior. Só não vale jogar um tapete por cima e cobrir o piso.

fonte: https://www.arquidicas.com.br/decoracao-de-sala/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image