Resultados da sua pesquisa

CONRES lista negra dos bancos – Saiba o que é e o que fazer

Postado por marcia em julho 12, 2021
| 0

O que é o Cadastro CONRES?

O cadastro CONRES é um mecanismo de controle interno da Caixa Econômica Federal. Através dele, são registradas todas aquelas operações realizadas com perdas financeiras para a instituição. Portanto, ele é utilizado como parâmetro tanto para a avaliação, concessão de crédito e abertura ou manutenção de relacionamento entre a Caixa e o cliente.

O Banco Central do Brasil estabeleceu políticas e diretrizes de risco, que incluem a possibilidade das instituições financeiras possuam mecanismos internos próprios na avaliação de crédito. Isso acontece tanto para liberação de limite de crédito e cartão de crédito, como para a liberação de um financiamento habitacional.

Resumidamente falando, o CONRES é um cadastro interno de clientes que deram prejuízo ao banco, independente de que a dívida tenha sido quitada ou não. O que mais importa é que se teve prejuízo. Ou seja, se a sua dívida foi vendida e você pagou com 90% de desconto, o banco teve prejuízo por não ganhar o juros. No caso da Caixa Econômica Federal, além de registro no SCR do SISBACEN, você acaba fazendo parte do Cadastro CONRES, que não é fácil de sair.

Como limpar o nome no Cadastro CONRES da Caixa

Infelizmente, o Cadastro CONRES é o nome sujo mais difícil de limpar. Contudo, confira logo a seguir algumas maneiras de resolver essa situação.

  1. O primeiro passo é entrar em contato diretamente com a agência onde foi originada a dívida. Tente uma negociação com a Caixa Econômica Federal. Ou seja, você terá que pagar o valor principal acrescido de juros. Dessa forma, o seu gerente pode tentar eliminar de vez a pendência.
  2. Se você já pagou para alguma assessoria de cobrança, como a Omni Soluções Financeiras, é um pouco diferente. Neste caso, você precisa solicitar a eles uma carta de quitação de contrato. Depois disso, vá diretamente na agência de origem com seus documentos pessoais e a carta e siga as orientações do seu gerente. Normalmente, o procedimento deve passar pela análise da Superintendência da Caixa.

Considerações finais

Infelizmente, se você não conseguir através dessas possibilidades, só poderá resolver através de uma ação judicial. As instituições financeiras têm a liberdade de conceder crédito ou não. Entretanto, de acordo com o código de defesa do consumidor, as instituições financeiras devem esclarecer o motivo de uma recusa de crédito ao consumidor. O direito à informação ainda é mais amplo. Ou seja, o consumidor tem o direito de conhecer os seus cadastros e saber o porquê de não ter obtido crédito.

Você também poderá  optar em  fazer   seu financiamento em outras instituições financeiras .

Lembrando  que sempre tem uma solução , nossa equipe da imobiliária tem  total interesse em te ajudar a  resolver e  a achar uma solução.

Basta você acreditar .

Márcia Angélica  – 97109-5919 –

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image