Resultados da sua pesquisa

Casa organizada: missão impossível?

Postado por construtora em dezembro 21, 2020
| blog
| 0

Principalmente quando temos filhos, ou quando passamos muitas horas no trabalho, é normal que a casa não fique muito arrumada.

Você chega, joga a bolsa, o casaco e as chaves em qualquer lugar, as crianças não guardam os brinquedos e os pratos passam horas na pia.

Claro que ninguém gosta de viver assim. Porém, nem sempre temos tempo para nos encarregar da ordem e da limpeza da casa.

Mas você sabia que ter a casa organizada requer um esforço inicial e depois um compromisso mínimo?

Estes truques para manter os ambientes organizados e limpos por mais tempo serão de muita utilidade:

 

1. Não deixe que a bagunça se espalhe por toda a casa

Por que é tão difícil manter a casa organizada?

Poderíamos dizer que a máxima é “a bagunça atrai mais bagunça”.

Isso quer dizer que se, por exemplo, em seu quarto houver coisas jogadas no chão e outras nos lugares errados, quase como por passe de mágica isso vai contagiar a outros ambientes.

A mente funciona de uma maneira muito estranha e, ao invés de entrar em ação para organizar, pensará “já que aqui está desarrumado… vamos desarrumar ali também”.

Pelo contrário, se em um setor da casa tudo está em seu lugar, a mente vai querer repetir esse padrão em outros setores.

2. Se você usa, você guarda

Por exemplo, quando você faz compras, tira todos os produtos das sacolas e guarda na geladeira ou armazena de acordo com a necessidade.

  • As sacolas devem ser dobradas e guardadas na gaveta que as corresponde.
  • Ao terminar de comer, você recolhe as coisas da mesa e as coloca direto na pia.
  • Se você experimentou uma blusa que não quer usar, coloque-a de volta no guarda-roupa.
  • Quando o papel higiênico acabar, substitua e coloque um novo. E repita isso com tudo.

3. Não acumule

Como é possível manter a casa organizada?

 

Este truque pode servir para qualquer âmbito da vida. O que não serve, que não empate.

Quanto menos coisas tiver em casa, mais fácil será manter tudo em ordem. minimalismo ou a decoração zen são perfeitos neste caso.

Passar um pano por uma mesa vazia não é o mesmo que por um móvel repleto de enfeites, porta-retratos, objetos decorativos, etc.

Se sua sala não estivesse abarrotada de coisas, a limpeza terminaria em questão de minutos.

4. Cronometre o tempo por ambiente

Por exemplo, se o seu dia de limpeza for o sábado ou o domingo (como o de muitas pessoas), você não vai querer passar uma manhã inteira ou uma tarde toda esfregando e organizando.

Uma boa maneira de evitar isso é definir o tempo que precisa para cada cômodo. Por exemplo, 15 minutos para o banheiro, 20 minutos para a cozinha, 15 minutos para a sala, etc.

Você pode, inclusive, programar um alarme. Será mais eficiente e inclusive aproveitará para fazer algum exercício graças à limpeza.

5. Organize o que mais se usa primeiro

Casa organizada

 

Quais são os ambientes que estão “mais à vista” ou nos quais você passa mais tempo?

Talvez seja a sala ou a cozinha, talvez o quarto ou a sala de jantar. Comece por eles. Lembre-se de que se esses lugares estiverem organizados, você terá mais energia para limpar os outros.

6. Divirta-se durante o processo

Quem diz que limpar e organizar a casa precisa ser algo chato e tedioso? Você pode fazer isso se entretendo com pequenas atitudes.

Desde comprar luvas coloridas a recipientes vintage, passando por inovar com produtos de limpeza caseiros, há um mundo de opções.

E, claro, o mais eficaz de todos: ouvir uma música! Você pode criar uma lista de canções para dançar e cantar enquanto limpa.

7. Defina um plano de organização e limpeza

Como manter a casa organizada

É tão simples quanto definir as tarefas de cada dia da semana. Se você fizer um pouco todos os dais, no fim de semana não precisará ficar horas esfregando e lavando.

Por exemplo, limpe a cozinhe nas segundas, varra a casa nas terças. Na quarta, encarregue-se do banheiro; nas quintas organize os quartos; nas sextas lave as roupas; nos sábados passe as roupas e nos domingos esfregue os pisos.

Inclua também tarefas semanais ou mensais como, por exemplo, organizar a garagem, limpar a geladeira ou lavar as janelas.

FONTE: https://melhorcomsaude.com.br/7-conselhos-perfeitos-casa-organizada/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image