O banheiro é um dos ambientes mais íntimos da casa, e também pode ser um dos mais bonitos. Veja a seleção de estilos e dicas que a Hometeka reuniu pra renovar seu espaço.

Minimalista

Menos é mais. Linhas limpas, ângulos precisos e cores claras mostram que para esse estilo, a simplicidade supera a complexidade. Materiais de acabamentos simples e geométricos realçam o espaço que deve conter somente o essencial.

Clássico

Inspirada na art noveau, esta estética reinventa a antiga sofisticação em espaços contemporâneos. Adornos, padrões e texturas detalhados trazem elegância com um toque feminino.

Lustres, papéis de parede e louças nobres – principalmente as de acabamento arredondado – são frequentes em banheiros deste estilo. É importante equilibrar a quantidade de elementos para não carregar o ambiente.

Orgânico

Inspirados na natureza, esses banheiros ajudam a acalmar a mente e o corpo. Curvas suaves, tons claros e aplicação de revestimentos mais naturais, como madeira e concreto exposto criam esse aspecto mais zen.

Banheiras, ofurôs e até alguns chuveiros podem fazer do seu banheiro um spa particular.

Colorido

Cores levam alegria a qualquer ambiente. As opções de combinações entre pastilhas, azulejos e itens de decoração são quase infinitas.

Escolha tons que combinem entre si e reflitam seu gosto pessoal, só não esqueça de verificar se as cores e materiais escolhidos favorecem as condições de iluminação do banheiro.

Uma dica é criar uma paleta de cores e observar como ela se apresenta em diferentes horas do dia. Não tenha medo de explorar cores vibrantes ou estampas, que dão um toque divertido.

P&B

O clássico contraste entre branco e preto deixa o banheiro elegante. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

Evite pintar o teto de preto, que tende a “sufocar” o ambiente. Equilibre as tonalidades com rejuntes cinzas e materiais de tons neutros. E claro, veja as diferentes opções de azulejos, bancadas e louças, principalmente as com acabamentos em preto.

Ecológico

O banheiro é um dos cômodos que mais consomem recursos naturais de uma residência. Trata-se de um espaço onde usamos muita água, papel e produtos tóxicos de limpeza.

Veja também:  Ateliê Andreas Martorelli: marchetaria com madeira de reaproveitamento

Bastam algumas medidas simples para diminuir o impacto ecológico, como priorizar a circulação do ar e a entrada de luz natural com grandes janelas.

Instalar um vaso sanitário e caixa acoplada que consome menos água, implementar torneiras com sensores, mudar o esquema de iluminação, usar preferencialmente revestimentos de cerâmica – mais resistentes a detergentes e à umidade – e trocar cloro por vinagre na hora de limpar são outras dicas de economia e preservação.

Hotel

Se o objetivo for recriar a experiência e um ambiente luxuoso de um hotel 5 estrelas, aplique bancadas em pedra e materiais cromados.

Estes ambientes costumam ser amplos e dispor de duas pias, um grande espelho, bidê e banheira, quando não criam um espaço isolado para o vaso sanitário.

Pequenos detalhes e conveniências fazem a diferença, como misturadores para temperaturas diferentes, box em vidro temperado e até aquecedores de toalhas.

Pequenos espaços

Talvez você não possa aumentar seu banheiro, mas pode alterar a percepção do espaço com algumas mudanças simples.

Instale suas prateleiras e armários nos cantos –  essas áreas costumam ter alguns centímetros a mais – e posicione-os em uma altura confortável, que evitam qualquer tipo de agachamento ou movimentos bruscos desnecessários.

Usar cores claras e sólidas, portas corrediças de vidro, espelhos e pias embutidas ou em pedestais também ajudam a otimizar o espaço.

Reforma

Se é de uma reforma que o seu banheiro precisa, preste atenção nessas dicas:

Primeiro, defina seus objetivos. Questões como quem e quantas pessoas vão usar o banheiro são muito importantes. Um banheiro social, por exemplo, pode ousar um pouco mais na decoração, enquanto um sanitário familiar precisa ser mais prático para atender a todas as necessidades dos moradores.

Verifique também o impacto que a mudança vai causar na sua vida doméstica e o tempo que a obra vai durar, afinal, todo o complexo de higiene pessoal fica neste espaço.

E claro, converse honestamente com seu arquiteto, engenheiro ou designer de interiores sobre suas limitações, preferências e expectativas 🙂

fonte: https://www.hometeka.com.br/inspire-se/dicas-de-decoracao-banheiro/