Resultados da sua pesquisa

7 dicas para acertar na decoração de um banheiro pequeno

Postado por matozinhosimoveis_2eof6d em julho 28, 2021
| blog
| 0

Banheiros pequenos podem representar desafios de decoração. Cômodos menores exigem mais cuidado na hora de compor o ambiente. Isso porque o excesso de informação pode prejudicar a boa estética, a praticidade e até a mobilidade no ambiente.

Pensando nisso, separamos estas sete dicas para você decorar um banheiro pequeno de forma adequada. Saiba como aliar conforto e beleza em poucos metros — e tudo de um jeito muito acessível!

1. Escolha bem os revestimentos

Um fator essencial para os banheiros são os revestimentos. As cores mais claras são um truque útil para favorecer o tamanho do ambiente, fazendo-o parecer mais amplo. Na Pointer, temos opções de todos os estilos, como o básico Clássico Branco, da linha Neutra; o moderno Cimento Branco; ou o sofisticado Carrara Statuario, da linha Clássica.

Outra boa dica é pensar em revestimentos de fácil limpeza e que sequem rapidamente, para não dificultar no dia a dia, como a cerâmica. É importante também apostar em um revestimento de boa qualidade para o banheiro, como os da Pointer, que faz toda a diferença no acabamento.

É recomendável que você escolha revestimentos específicos para o banheiro e para a área do chuveiro. Por ser um local com muita umidade, o piso para banheiro precisa ser resistente à água e também deve ser bastante seguro. Entre os pisos cerâmicos, opte pelo acabamento mate, que evita escorregamentos.

2. Pense em todo o mobiliário

decoração de banheiro pequeno

Banheiro clean com revestimento em pastilhas Tom Branco, da linha Decora Branco

Na hora da reforma ou da decoração de banheiros pequenos, é importante pensar nos móveis e nos acessórios de forma estratégica. Além de considerar o tamanho, pense também nos materiais utilizados no mobiliário.

Os metais para peças como torneira e saboneteira, por exemplo, dão elegância e valorizam o ambiente. Ao escolher os azulejos, prefira os menores para que fiquem proporcionais ao espaço. Já as cubas podem ser de vários materiais, como louça branca, concreto e latão, dentre outros.

Quanto aos móveis, os armários planejados sob medida ou embutidos atrás do espelho, por exemplo, podem ser uma boa pedida, pois, além de terem uma boa capacidade de armazenamento, não ocupam tanto espaço. Também é importante que outras peças, como o vaso sanitário, a bancada e a cuba, sejam proporcionais ao espaço, para não destoar visualmente nem atrapalhar no cotidiano.

3. Aproveite as paredes para ganhar espaço

decoração de banheiro pequeno

Banheiro moderno revestido com pastilhas Bossa, da linha Decora Design.

Os banheiros já costumam ser os menores cômodos da casa. E, atualmente, com a metragem dos imóveis cada vez menor, esse ambiente fica ainda mais reduzido.

Por isso, utilizar as paredes é uma ótima forma de otimizar o espaço. Ao colocar nichos e prateleiras, por exemplo, você consegue aproveitar os espaços verticais e pequenos cantos que ficariam inutilizados.

Além de servirem como decoração, essas peças trazem praticidade, permitindo que você guarde e disponha todos os objetos de que precisa no banheiro, com a vantagem de não ocupar muito espaço.

4. Recorra ao truque do espelho

Usar espelhos em ambientes pequenos é mais uma excelente estratégia e traz muitas vantagens para a composição do banheiro. Essa peça aumenta a sensação de amplitude e, por isso, faz o ambiente parecer maior, trazendo, consequentemente, mais sensação de conforto.

Outro ponto positivo é que os espelhos dão um toque sofisticado ao ambiente, ajudando na decoração. E nem é preciso falar como eles são úteis em um cômodo como o banheiro, não é mesmo? Ou seja, essa simples peça consegue aliar conforto, funcionalidade e beleza.

5. Aposte em uma iluminação adequada

Outra boa dica para acertar na decoração de banheiro pequeno é usar uma iluminação adequada. Assim como falamos sobre o espelho, a luz também influencia nossa sensação de amplitude. E os dois podem atuar juntos, sendo fortes aliados para fazer seu banheiro parecer maior.

E, para que a iluminação fique a seu favor, considere a quantidade e o tipo de lâmpada. A dica é posicionar primeiro a iluminação geral, que costuma ser no centro do cômodo. Depois, se necessário, acrescente em pontos específicos, como na bancada e no box.

As iluminações pendentes, como em arandelas e vindas das laterais do espelho, são ótimas para não criar sombras ao usá-lo, além de dar um toque na decoração. Dentro do box, é importante que a luz seja clara para facilitar na hora do banho.

Quanto ao tipo de lâmpada, dê preferência à luz branca, que permite uma boa iluminação tanto de dia quanto de noite. As lâmpadas de LED ou fluorescentes são ótimas escolhas, pois não esquentam o ambiente.

6. Opte por portas de vidro no box

decoração de banheiro pequeno

Banheiro bem iluminado revestido de Clássico Branco, da linha Neutra

Outro recurso interessante, que ajuda a dar mais harmonia e leveza para um banheiro pequeno, é usar a porta de vidro no box. O material transparente ajuda na sensação de amplitude do ambiente.

7. Use objetos decorativos com criatividade

No banheiro pequeno, priorize os itens essenciais, que realmente precisam estar ali, para não lotar o espaço com objetos desnecessários.

Por outro lado, abuse da criatividade. Não tem coisa melhor do que deixar seu lar com a sua personalidade, não é mesmo? Então, aproveite para compor esse ambiente com objetos decorativos criativos, que deem autenticidade para o seu espaço. Se você gosta de flores, por exemplo, aposte em suculentas, orquídeas ou outras plantas para banheiro.

Outra opção é usar os próprios revestimentos de forma decorativa. Pastilhas são uma boa opção, pois as pequenas peças criam um efeito visual. Sugerimos as pastilhas Bossa, da linha Decora Design.

FONTE: https://pointer.com.br/blog/decoracao-de-banheiro-pequeno/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image