Você sabia que não precisa de uma casa com jardim para ter contato com a natureza? Uma decoração com plantas naturais, daquelas cheia de plantinhas, já é o suficiente para trazer mais naturalidade ao décor e para a vida dos moradores. Esse tipo de décor cria um ambiente mais acolhedor e mais leve, o que é essencial para quem trabalha em home office.

As plantas têm características terapêuticas e auxiliam na purificação dos ambientes,  o que impacta positivamente na qualidade de vida. Então, nada melhor do que criar um escritório que te abrace nas longas horas de trabalho remoto e te deixe ainda mais concentrado, não é mesmo?

sala decorada com plantas

Mas, antes de inserir muitas flores e folhagens dentro de casa, é importante saber qual o papel de cada uma delas para explorar os potenciais da natureza de uma forma consciente, adequada e respeitosa.

Diferentemente dos adornos decorativos que acrescentamos à decoração, as plantinhas precisam de atenção e cuidado para se manterem vivas e saudáveis. Então, uma decoração é uma forma de você se conectar ainda mais com o espaço em que vive, estreitar os laços com a natureza e focar no seu bem estar.

Preparamos várias dicas para te ajudar a criar um cantinho agradável para você e para as plantas. Confira!

Como escolher plantas para decoração?

Ao criar uma decoração com plantas é essencial conhecer um pouco mais sobre o mundo da vegetação, você será responsável por criar um ambiente confortável para o desenvolvimento e florescimento das plantas.

Então, atente-se a necessidade de cada um dos tipos de plantas. É essencial que você não se desdobre para realizar o cuidado com a vegetação. Então, se você tem uma demanda de trabalho extremamente intensa, opte por plantas fáceis de cultivar, como os cactos.

plantas nos ambientes internos

Depois, verifique a adequação do ambiente, as plantas que precisam de muita luminosidade precisam ser posicionadas em pontos de iluminação da casa. E aquelas que precisam evitar o contato com a luz, precisam estar nas sombras do ambiente.

Os locais precisam ser escolhidos estrategicamente para potencializar a sua rotina e possibilitar uma vida saudável para a vegetação.

Vasos de plantas decorativas 

Os vasos decorativos para plantas são grandes aliados quando o assunto é decoração com plantas. Eles te ajudam a elaborar uma identidade para os cômodos e também são responsáveis por acolher as flores e plantas.

Em cômodos com estilos indústrias, por exemplo, os vasos e cachepots feitos em cimento harmonizam perfeitamente. Eles têm uma aparência crua, o que casa muito bem com as características dessas estética.

Já em cômodos rústicos os vasos de cerâmica e com aspectos mais naturais tendem a criar uma melhor relação com o ambiente. Modelos de vasos é o que não falta, de modo que você tem uma infinidade de opções para criar uma decoração que gosta e que representa os moradores da casa.

Além das estética, os vasos decorativos também contam com diferentes tamanhos. Para acertar na escolha da dimensão do recipiente, leve em consideração o espaço em que você vai colocar a planta.

Em lugares pequenos, recomenda-se que não se faça a escolha de vasos muito amplos ou que atrapalhem a circulação. Já em cômodos extensos, não há problema algum em optar por vasos grandes e que acabam ocupando um pouco mais de espaço. Na verdade, em cômodo com muitos locais vazios e monótonas essa é uma ótima forma de ocupá-lo com coerência.

plantas pendentes na sala

Uma ótima dica para ambientes compactos é apostar no cultivo de plantas em vasos pendentes, assim, você evitar que o local seja decorado de forma inadequada. Lembre-se, o foco é transformar a sua casa no ambiente mais acolhedor possível.

Decoração de Home Office

Como decorar o home office pode ser mais fácil do que parece! O seu local de trabalho precisa ser acolhedor, mas também precisa te incentivar a produzir e realizar as tarefas profissionais. É fundamental que ele seja confortável e que tenha todos os elementos essenciais para tornar a sua rotina mais prática.

Então, aposte em móveis funcionais e não se apegue somente à beleza. Aposte nos organizadores para escritórios, assim, você consegue manter cada coisa em seu lugar e evitar que o cômodo fique bagunçado.

Se você tiver um escritório em casa que não seja integrado com nenhum outro espaço, aposte em uma decoração leve, aconchegante e que transborde inspiração.

Caso a sua rotina de trabalho seja muito cheia, aposte nas vegetações que demandam um menor nível de atenção, as jiboias e espadas de são jorge costumam ser as mais recomendadas.

E as plantas podem ser inseridas em diferentes locais:

  • Estantes: contam com diferentes compartimentos e você pode até variar as espécies de plantas em cada nicho;
  • Prateleiras: é uma ótima forma de mesclar as plantinhas com quadros decorativos;
  • Escrivaninha: recomenda-se colocar um vaso pequeno sobre a mesa de trabalho para não tirar sua concentração ou poluir visualmente o espaço;
  • Chão: os vasos de chão podem ser grandes e ficar ao lado da porta, mesa, janelas e móveis;
  • Jardim vertical: para deixar o ambiente ainda mais orgânico. Neste caso, plantas pendentes são as que mais combinam. Clique aqui e veja inspirações para montar o seu!

Decoração com plantas na sala

Se você tem um escritório integrado à sala de estar, aposte em móveis que conseguem delimitar os espaços e faça com que tudo esteja em constante harmonia.

As plantas para decorar a sala de estar podem variar, mas os cactos, palmeiras, lírios, arbustos e samambaias são, de longe, as favoritas. Elas são ótimas para decorar o ambiente esteticamente e para criar um ambiente mais puro e com vida.

Neste caso, é possível expandir a decoração com plantas no ambiente. É muito comum que vasos grandes ocupem as laterais dos racks e estantes. E você pode também decorar a lateral da sua mesa de trabalho com algum tipo de vegetação, principalmente se você tiver em uma sala grande.

home office e decoração

Em ambientes menores se limite a decorar a sua mesa de trabalho. Uma ótima solução é colocar uma variedade de hera sobre o móvel, já que elas se adaptam bem em ambientes de meia-sombra e sol pleno.

Quarto decorado com plantas

Agora, se o seu escritório for integrado ao quarto, é essencial optar por uma decoração mais leve, que te inspire a trabalhar, mas que também não atrapalhe o seu sono.

Lavandas, heras, palmeiras e bambus da sorte casam muito bem com esse cômodo e potencializam a sensação de relaxamento e conforto. Lembrando que o quarto costuma ser um local mais escuro que os outros lugares da casa e que é essencial que as plantinhas que precisam de luminosidade recebam a luz necessária.

FONTE: https://blog.plantei.com.br/dicas-de-decoracao-com-plantas/