Resultados da sua pesquisa

Projetos Fantásticos e Dicas de Como Decorar

Postado por construtora em novembro 21, 2020
| blog
| 0

A área do sótão quando bem planejada e decorada pode se tornar um dos melhores ambientes da casa. No entanto, como esse ambiente varia muito de tamanho, caso você disponha de um cômodo com espaço limitado o cuidado deverá ser redobrado. Isso porque, quanto menor for um ambiente, maior deve ser a sua criatividade na hora de projetar e estruturar toda a decoração desse espaço.

Logo, se você dispõe de uma área de sótão na sua casa, porém ainda está com dúvidas sobre como melhor aproveitar esse ambiente, atente-se aos próximos tópicos aqui presente. Confira agora inúmeras dicas de como aproveitar melhor esse espaço e inspire-se com diversos projetos fantásticos.

Decoração delicada e clean para o quarto no sótão
1. Decoração delicada e clean para o quarto no sótão. Fonte: Pinterest

Sótão e porão: Qual a diferença entre eles?

Mas, afinal, onde fica o sótão? O sótão é um cômodo que está localizado na parte superior de uma casa, apresentando geralmente estruturas específicas, ou seja, paredes mais baixas, proporções assimétricas e forro de gesso ou outro material que acompanha a inclinação do telhado.

E o porão, onde fica? Já, o porão é um cômodo que está localizado na parte de baixo da casa, ou seja, no lado oposto ao sótão estando presente, portanto, na parte da fundação da residência. Por isso,  é comum observar muitas vezes, algum problema de infiltração e umidade nesse espaço do porão.

O estilo escandinavo encanta a decoração desse sótão

2. O estilo escandinavo encanta a decoração desse sótão. Fonte: InterierMAG

No ambiente acima, temos o exemplo de uma área de sótão completamente estruturada e decorada ao estilo “clean”. Observe que a disposição dos móveis como rack, sofá e bancada no espaço respeitam e se harmonizam perfeitamente com a estrutura das paredes que seguem a mesma inclinação do telhado.

Como decorar o meu sótão?

É fato! Quem tem em sua residência um sótão para chamar de seu já deve ter pensado em inúmeras possibilidades de transformar esse ambiente. E se esse for o seu caso, saiba que você não está sozinho. Afinal, moradores que apresentam casas com sótão podem se utilizar desse espaço e estruturar diferentes ambientes como quarto, biblioteca, sala de música, brinquedoteca, sala de TV, e assim por diante.

Mas, como a criatividade é o ponto chave nos projetos de arquitetura, saber se utilizar dos diversos elementos já presentes na estrutura desse ambiente pode fazer toda a diferença na decoração. Na imagem abaixo, por exemplo, o sótão utilizado como sala de estar com sofá gigante e inúmeras almofadas, segue o estilo rústico, ou seja, os moradores procuraram preservar as características originais da madeira de acabamento do telhado.

Sótão com sala de estar seguindo o estilo rústico

3. Sótão com sala de estar seguindo o estilo rústico. Fonte: Gessato

Já, nesse ambiente ao contrário da imagem acima, os moradores estruturaram um acabamento diferenciado e imprimiram um estilo contemporâneo e monocromático na área do sótão utilizado para quarto casal.

Quarto de casal estruturado em no sótão dessa residência
4. Quarto de casal estruturado em no sótão dessa residência. Fonte: Pinterest

Para aqueles que desejam ter um lugar específico para a acomodação e organização de suas roupas podem optar pela construção de um lindo closet na área do sótão.  Nesse espaço, é comum que os armários, gavetas e sapateiras sejam feitos sob medida para o local para que todos os cantinhos do cômodo sejam aproveitados da melhor forma possível.

Transforme seu sótão em um lindo e organizado closet
5. Transforme seu sótão em um lindo e organizado closet. Fonte: Pinterest

No entanto, há quem prefira estruturar um lindo e charmoso banheiro na área do sótão. Procure elaborar um projeto criativo de forma a aproveitar todo o espaço do cômodo, bem como, a iluminação natural que entra pelo teto. Na imagem abaixo, observe que a banheira posicionada abaixo da janela foi realçada pela entrada de luz natural.

Estruture um banheiro mais privativo e relaxante no sótão

6. Estruture um banheiro mais privativo e relaxante no sótão. Fonte: Pinterest

E, ao contrário do que muitos imaginam, o sótão pode comportar mais do que um único cômodo também, ou seja, o espaço do sótão pode comportar diferentes cômodos juntos, incluindo ambientes de quarto, sala de estar, cozinha, banheiro e até home office. Sendo assim, se utilizando de móveis planejados e muita criatividade na decoração é possível criar uma casa completa no sótão.

A porta de vidro divide os ambientes desse sótão

7. A porta de vidro pode dividir os ambientes das casas com sótão. Fonte: Pinterest

No exemplo acima, é possível observar que o espaço do sótão foi utilizado para comportar a estrutura de uma casa completa, com destaque para os móveis planejados da cozinha e para a porta de vidro que foi inserida no projeto com o objetivo de dividir ambientes.

Escada para sótão: Modelos criativos que encantam

A escada para sótão, geralmente, apresenta um design mais discreto e ocupa pouco espaço. Isso porque, grande parte dos modelos de escada para sótão são dobráveis e ficam embutidas no teto.

Em meio a todos modelos existentes, é muito comum encontrar no mercado escada para sótão feitas em madeira e ferro. No ambiente abaixo, temos o exemplo de uma escada dobrável embutida no teto feita de madeira. Observe que para a completa abertura sua estrutura não exige muito espaço do ambiente, se tornando uma excelente opção para ambientes pequenos.

Escada para sótão feita com material de madeira

8. Escada para sótão feita com material de madeira. Fonte: Deavita

Agora, para os mais criativos, saiba que no mercado também existem modelos de escada para sótão com design ousado como, por exemplo, esse ambiente abaixo, onde toda a estrutura da escada fixa foi criada em madeira com nichos, ou seja, o móvel além de auxiliar o acesso ao piso superior serve de base para a organização e exposição de itens decorativos presentes no local.

Escada de madeira com nichos dá acesso ao sótão
9. Escada de madeira com nichos dá acesso ao sótão. Fonte: Pinterest

Confira +64 projetos fantásticos criados no sótão

A sala de estar presente no sótão com decoração minimalista transmite aconchego

10. A sala de estar presente no sótão com decoração minimalista transmite aconchego. Fonte: Planete Deco
Abundância da luz natural que atravessa uma janela arqueada encantadora
11. Abundância da luz natural que atravessa uma janela arqueada encantadora. Fonte: Home-Designing
Aproveite cada ambiente do sótão

12. Aproveite cada ambiente do sótão. Fonte: Homedit
Escada com acabamento criativo para acesso ao sótão

13. Escada com acabamento criativo para acesso ao piso superior do sótão. Fonte: Pinterest
Aqui, o ambiente de sótão foi utilizado para criação de uma cozinha

14. Aqui, o ambiente de sótão foi utilizado para criação de uma cozinha. Fonte: Pinterest
Cada detalhes do sótão deve ser cuidadosamente aproveitado

15. Cada detalhe do sótão deve ser cuidadosamente aproveitado. Fonte: Lakber Magazin
Conforto e personalidade nesse ambiente de sótão

16. Conforto e personalidade nesse ambiente de sótão. Fonte: Mansarda
Cores e texturas vibrantes para esse sótão

17. Cores e texturas vibrantes para o sótão. Fonte: Pinterest
Cozinha compacta com móveis planejados compõem o sótão dessa casa

18. Cozinha compacta com móveis planejados compõem o piso superior desse sótão. Fonte: Pinterest
Escada de madeira em formato de espiral

19. Escada de madeira em formato de espiral para acesso ao sótão. Fonte: Pinterest
Cozinha compacta para o ambiente de sótão

20. Cozinha compacta para o ambiente de sótão. Fonte: Pinterest

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image
  • BUSCAR IMÓVEL

    Mais opções de busca
  • Arquivos