Dicas de decoração para nossa casa, nosso lar, o lugar onde nos sentimos seguros, confortáveis e à vontade, ou, pelo menos, deveria ser assim.
Muitas vezes, quando abrimos a porta, encontramos um ambiente com o qual não nos identificamos, que não reflete a nossa personalidade.
Só que agora chega! Hoje é o dia em que você vai aprender dicas de decoração e deixar a sua casa linda, elegante e ofegante, do jeitinho que você sempre sonhou, correto?
Errado. Essa é a primeira dica: a decoração da casa não é uma coisa que acontece de um dia para o outro, mas constantemente. A casa é para ser um reflexo do dono, se estamos sempre mudando, a casa também deve mudar.
Um dia decoramos um ambiente, depois outro, depois esquecemos disso por um mês, até que acordamos inspirados e redecoramos a sala inteira, aí bagunçamos tudo e o ciclo se repete. A vida é uma questão de equilíbrio, coma salada.
Também é importante lembrar que não somos perfeitos, assim como nossas casas não precisam ser.
Mas, voltando ao assunto, como fazer a decoração da sua casa?
Primeiro, escolha uma paleta de cores. Essa escolha irá moldar a base da sua decoração para aquele ambiente.

Escolha também um estilo de decoração. Ele pode ser rústico, industrial, minimalista, uma estampa que se repete, enfim, a escolha é sua. Baseie-se também no que é possível com o que você já tem e com o quanto pretende ou pode gastar. Pode ser que uma decoração com pedra lunar fique linda, mas…

O objetivo aqui, é criar um padrão para o seu ambiente, pois o nosso cérebro, inconscientemente, identifica padrões, e o reconhecimento desses padrões causa contentamento, relaxamento e uma sensação de harmonia.
Você pode até escolher o mesmo padrão para todos os ambientes, o que causa uma imersão muito maior.
Agora que você estabeleceu uma base para a sua decoração, fuja dela.
Sim, o padrão gera contentamento, mas elementos que fogem do padrão tornam o ambiente muito mais interessante.
O quanto você irá fugir do padrão inicial depende muito de você. Algumas pessoas gostam de manter o padrão completamente, outras preferem desviar apenas um pouco, algumas gostam de desviar a ponto de o padrão se perder ou se mesclar com outro.
Todas essas opções são válidas. Como iremos repetir incessantemente nessa matéria, a decoração é algo subjetivo e deve refletir você; estamos apenas expondo alguns conceitos utilizados…dicas de decoração.
Existe uma dica, porém, que não é subjetiva. Um sofá que não cabe na sala, não cabe na sala, não importa o quão bonito ele ficaria, se não cabe, não cabe.
Por isso meça tudo e planeje o que pode ser feito no espaço.
A pior coisa é comprar um móvel e, depois, descobrir que ele não passa pela porta. A vida real não é igual ao The Sims, onde você logo vende um móvel apertando um botão, compra outro, e depois coloca fogo na cozinha tentando comer um pacote de salgadinhos.
Além dos móveis e objetos, o que não pode faltar em uma decoração são itens pessoais. Lembre-se de que você não está montando um stand decorado, então demonstre as pessoas que moram ali.
Espalhe fotos, desenhos, livros, objetos que tenham valor sentimental, e até o ursinho que dormia todas as noites com você na infância. Incorpore objetos importantes para você na decoração.
Abaixo separamos as melhores dicas sobre decoração, praticamente tudo o que você precisa saber para decorar cada cômodo.
Dicas de Decoração para Sala
A sala, o coração da casa, normalmente o maior cômodo e o local de maior permanência, seja nos momentos exclusivos em família, ao receber visitas ou até mesmo quando se está sozinho.
E a estrela da sala é o sofá, claro. Mas como escolher o sofá certo?
Primeiro, é preciso dizer que não existe uma escolha certa quando o assunto é decoração; o importante é que você goste. Apesar disso, existem algumas orientações.
Se em sua casa vivem crianças pequenas e animais de estimação, escolher um sofá de cor escura pode ser uma boa ideia, pois eles aparentam menos a sujeira e as manchas. Mas se preferir um sofá claro, esses fatores não são impeditivos, pois sujeiras podem ser limpas (veja nosso texto sobre a maneira correta de limpar móveis).
Uma dica clássica é não combinar sofá estampado com tapete estampado. Se optar por um tapete estampado, invista em um sofá liso.

Já se a sua sala tiver um sofá estampado, combine com um tapete liso.

Ou pelo menos esse é o indicado, mas algumas pessoas gostam de desafiar as regras e ousar na criação dos ambientes.
Por que não optar por sofá e tapete estampados?

E por que não escolher um sofá com várias estampas, um tapete estampado e um pufe também estampado para completar?

O importante, mais uma vez, é seguir a sua criatividade e personalidade, pois a sua casa deve ser um reflexo de quem você é.
E não é necessário manter o ambiente cheio de cores, tudo certo. Nem todos gostam de tantas cores, por isso você também pode optar por uma decoração mais sóbria, com tapete e sofá lisos.

E lembre-se de dar atenção para as almofadas, pois elas são um elemento coringa na decoração. Elas podem trazer algumas cores de maneira discreta, podem até mesmo ser elementos humorísticos, com a vantagem de que podem ser trocadas facilmente, dependendo do ar que você quer para a sala no dia.
E já que mencionamos os tapetes, vamos falar de… tapetes.
Os tapetes, muito presentes na decoração da sala, aumentam a sensação de conforto e calor, deixando o ambiente mais acolhedor.
Às vezes, porém, o chão da sua casa é tão lindo que seria um pecado escondê-lo, dispensando, portanto, o uso do tapete.

Caso você queira um tapete na sala, o mais comum é comprar um tapete grande, que preencha boa parte do ambiente.
Normalmente esses tapetes grandes não são baratos. Para economizar, você pode usar uma sobreposição com tapetes menores. Fácil e barato.


Dica: você pode colar a parte de baixo do tapete no chão usando uma fita específica para isso, ou até mesmo uma fita dupla face. Esse cuidado elimina aquelas pontas que sempre ficam viradas para cima. Tropeços nunca mais!
Mas nem só de tapetes vive o chão. Você pode pensar fora da caixa e colocar na sua casa algo diferente, como grama sintética, por exemplo.

Ok, já falamos do chão, chegou a hora de falar das paredes, aquelas coisas sempre brancas e vazias que limitam o ambiente, correto?
Errado. Chega de paredes brancas, abandonadas e vazias, com apenas aquela sujeirinha do mosquito que você matou em uma sexta-feira à noite, quando desistiu de sair para ficar em casa comendo sorvete e vendo Netflix.
Use e abuse das paredes. Elas aguentam e são ótimas para economizar espaço, se você começar a pendurar coisas nelas, como a TV, e instalar prateleiras, muitas prateleiras.

Além, é claro, de itens decorativos, as paredes são um excelente lugar para você se expressar e vale de tudo: chapéu, quadros, galhos de árvore, fotos, tapete (na parede? Sim).

Dica: Se você decidir colocar vários quadros em uma parede, teste a composição no chão antes de fazer os furos.
Fuja da iluminação padrão, a famosa luz branca, no teto. Brinque com as luzes, use cores mais quentes, como a luz amarela, e crie vários pontos de luz pela sala. É importante ficar atento ao local onde essas luzes se projetam. Colocá-las sobre o sofá, por exemplo, não é uma boa ideia, pois ninguém gosta de ver um filme com luz nos olhos.
Ao colocar os móveis, tente deixar uma distância de 50 cm – 60 cm entre eles, para uma boa circulação.
Se existe algo que dá um toque especial a um ambiente são as plantas. Separe um lugar da sala para criar um cantinho verde, uma urban jungle.

Para criar um cantinho verde, brinque com as alturas: coloque algumas plantas no chão, outras em cima de um caixote, algumas penduradas… A ideia é criar a sensação de profundidade com várias camadas de plantas, como acontece em uma floresta.
Dica: Você pode pintar o fundo da sua urban jungle de verde, para dar uma sensação ainda maior de profundidade.
FONTE: https://live.apto.vc/dicas-de-decoracao-o-guia-para-decorar-sua-casa/