Uma decoração bem pensada pode construir muito mais do que um espaço bonito e harmônico. Ela pode gerar conforto e modificar ambientes sem que reformas estruturais precisem ser realizadas. Usando truques inteligentes, é possível ampliar visualmente um cômodo sem ter que mover uma única parede. Composições astutas com cores e espelhos, por exemplo, são o bastante para ter sucesso nessa tarefa.
A “mágica” das cores
O designer Max Kampa explica que, para passar a impressão de que um espaço é mais amplo, o ideal é apostar em cores claras na decoração. “Paredes brancas deixam o ambiente mais iluminado e transmitem esse sentimento de expansão”. Mas há alternativas para quem prefere fugir do branco sem perder esse efeito: tons como gelo e areia cumprem bem a função e também são elegantes.
Tonalidades claras de azul e de amarelo são outras opções para “enganar” os olhos em relação ao tamanho do lugar e para, ao mesmo tempo, emprestar um pouco mais de personalidade ao espaço. “Elas podem deixar o ambiente menos monótono. Na composição do cômodo, dá para combinar paredes azuis com móveis em madeira de matizes claras, mais amareladas. E o amarelo fica bom com madeiras mais escuras, marrons, porque gera mais contraste com a cor”, afirma Kampa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/C/DPUCzTQk6Kok31NAeejw/truques-de-decoracao-podem-criar-a-ilusao-de-espacos-maiores.jpg)
Truques de decoração podem criar a ilusão de espaços maiores — Foto: Divulgação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/x/rdKePMRp2eMFxZFXndVQ/o-ideal-e-apostar-em-cores-claras-na-decoracao.jpg)
O ideal é apostar em cores claras na decoração — Foto: Divulgação
Espelho, espelho meu
Assim como as cores, os espelhos também servem de recurso para deixar um espaço visualmente maior. “Mas o espelho tem que ser grande, criando uma ilusão de extensão. Ao olhar para ele, vai parecer que a sala tem uma continuação, o dobro do seu tamanho, mas é só o reflexo dado pelo objeto”, esclarece o designer.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/E/X/9RVAoqR6uIiNFj3HJaXQ/com-o-uso-inteligente-de-cores-e-espelhos-e-possivel-criar-uma-ilusao-de-espaco-ampliado.jpg)
Com o uso inteligente de cores e espelhos, é possível criar uma ilusão de espaço ampliado — Foto: Divulgação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/z/JKPETTQ76LM1d2Gx2yOA/assim-como-as-cores-os-espelhos-tambem-servem-de-recurso-para-deixar-um-espaco-visualmente-maior..jpg)
Assim como as cores, os espelhos também servem de recurso para deixar um espaço visualmente maior. — Foto: Divulgação
Já que o objeto tem esse papel a exercer, sua moldura não pode chamar muita atenção. Precisa ser fina e discreta, porque molduras mais grossas costumam deixar o espaço mais carregado, além de cortar a ilusão de extensão. “Também é importante colocar o espelho em um lugar iluminado. Em um espaço escuro, ele pode passar despercebido e perder a função de ampliar o cômodo”.
Outra dica do designer é incorporar o espelho em uma parede que é branca, deixando as cores para paredes adjacentes. “A menos que a ideia seja criar contraste, não a sensação de continuidade. Nesses casos, o objeto fica bonito sobre uma parede de cores vivas, como o verde ou o azul escuro”.