A sala de estar com certeza é um dos cômodos mais importantes da nossa casa, sendo na maioria das vezes o primeiro espaço a ser visto ao abrir a porta e o lugar que usamos para receber visitas. Por este motivo, ela merece toda atenção na hora de decorar. A dica é pesquisar bastante referências, além de idealizar e planejar o ambiente, para que assim ele fique com o jeitinho dos moradores e você gaste menos na hora das comprinhas para a decoração.

Na maioria das vezes, ao procurar por inspirações encontramos apenas opções para salas grandes e luxuosas, e dificilmente algo bacana sobre como decorar uma sala pequena e simples. Pensando nisso, preparamos um post especial para te ajudar na decoração de sala simples e barata. Confira abaixo algumas dicas de ouro que vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

O que colocar na sala?

O primeiro passo é decidir o que você precisa para a sua sala. Analise bem as suas necessidades para que não compre coisas que vai acabar não usando. Existem algumas peças chave, úteis e necessárias, que transformam qualquer ambiente. O sofá, por exemplo, um móvel fundamental que pode fazer toda diferença no cômodo.

Acerte na escolha do sofá

Sofá

Um dos erros mais comuns na decoração de uma sala de estar pequena é o uso de sofás grandes demais para o espaço. Um sofá muito grande em um ambiente pequeno dá a impressão de que o espaço é ainda menor, além de dificultar muito na hora de limpar. O sofá também determina o tapete que você usará. Se for escuro, invista em um tapete claro para o chão. Caso seja estampado, é melhor escolher uma neutra. Com um sofá liso você pode usar um tapete com estampa.

Quadros

Quadros

Quadros dão mais vida às salas decoradas, além de ajudarem a dar mais identidade ao seu lar, trazendo elementos que fazem parte da personalidade dos moradores. Quando os quadros para sala de estar forem de tamanhos e formatos diferentes, tente alinhá-los por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre eles. Quadros para sala de estar que, mesmo diferentes, não possuem algum elo que os aproxime, acabam ficando meio perdidos na parede.

Espelhos aumentam e modernizam o ambiente

4

Revestir uma parede inteira com espelho traz um efeito de amplitude excelente para um espaço pequeno, além de iluminá-lo, dando um ar mais leve ao ambiente. Utilize este recurso a seu favor no momento de decorar sua sala, você não vai se arrepender.

Como economizar na decoração da sala?

Mudar, reformar ou apenas dar uma repaginada na decoração da casa é muito bom, mas necessita de tempo, esforço e investimento financeiro para colocar tudo em prática. Existem algumas dicas que podem te ajudar a encontrar móveis e objetos que combinam com você e que cabem no seu bolso.

Menos é mais

5

Quanto mais clean a decoração da sua sala de estar, mais espaçosa ela vai ser. Seja simples, procure usar somente o que é realmente necessário para o seu bem-estar.  Elimine bugigangas, eletrônicos que quase nunca são usados, móveis a mais, que não valorizam o ambiente, e qualquer coisa que esteja apenas ocupando espaço, sem agregar em nada na decoração.

A madeira pinus é uma opção barata e bonita para decorar sala

6

Muito utilizado na Europa, a madeira Pinus, também conhecida como Madeira de Pinheiro-Americano, tem sido a queridinha da vez na composição de prateleiras, mesas, cabeceiras e muitos outros móveis e objetos. Obtida através de árvore de reflorestamento, ela traz ao ambiente um estilo rústico, cores clara e um certo apelo sustentável que deixarão sua sala muito mais leve.

Pesquise e compare ao comprar móveis novos

Decorar sala pequena com pouco dinheiro não é fácil, mas é possível! Ao comprar móveis novos para compor sua decoração, você pode economizar muito se pesquisar antes. Utilize o JáCotei para ver as opções das melhores lojas do Brasil e comparar os valores, garantindo que está sempre comprando pelo menor preço.

FONTE: https://www.jacotei.com.br/guia/decoracao-de-sala-simples-e-barata/