Incrementar a decoração com tapetes é uma maneira de fortalecer a proposta do ambiente, delimitar espaços e tornar a rotina mais aconchegante. Mas aí nos deparamos com a seguinte questão: como escolher o modelo ideal? Veja algumas dicas para ajudar na hora da decisão!

Materiais
- Lã: Um dos mais comuns, duráveis e macios. Indicado para quartos, salas e espaços de grande circulação.
- Seda: Tem um toque suave e é luxuoso, porém exige manutenção profissional. Por isso, é uma boa opção para ambientes com pouca circulação.
- Sisal: Durável, natural e com texturas marcantes. Perfeito para ambientes de verão, espaços arejados e salas.
- Sintético: Os materiais são cada vez mais aprimorados para parecerem naturais. Fáceis de limpar e bons para lugares movimentados.

Proporção e disposição
- Sala de estar: Deve acomodar todos os móveis ou, pelo menos, avançar 30 cm abaixo do sofá.
- Na cozinha: Modelos retangulares e pequenos são os mais indicados. Você pode colocá-los em frente à pia e o fogão.
- No quarto: Nada de piso frio ao levantar! Se o tapete for colocado com 60 cm em cada lateral e 1 m na frente você terá conforto sempre.
- No corredor: Você só usa tapete aqui se tiver um corredor com pelo menos 80 cm de largura.

Estilos
- Clássicos: Persas, belgas, turcos… Os tapetes orientais possuem enorme tradição e são considerados peças artísticas. Trabalhados cuidadosamente e com processos artesanais, contam com um alto nível de detalhes.
- Kilim: O Kilim existe há centenas de anos e nasce através de técnicas artesanais, preservando memórias e apresentando uma magnífica associação entre as cores através de suas listras.
- Shaggy: Os tapetes Shaggys, ou felpudos, são aqueles com pelos altos. Elegantes, eles transmitem uma sensação de que o espaço é maior do que realmente é, além de aconchegarem muito o cômodo.
- Contemporâneo: Geométricos, femininos, abstratos… Não há limites quando o assunto é a produção de tapetes nos dias atuais! Vale tudo para personalizar a peça e estilizar a decoração.
FONTE: https://www.westwing.com.br/revista/dicas-praticas/decoracao-com-tapetes/