Decorar uma casa pode ser um desafio e tanto. Afinal, o que não faltam são opções de diferentes modelos, cores e tamanhos que podem ser usadas de diferentes maneiras e estilos — e que podem arruinar a decoração do ambiente se não forem combinadas de forma adequada. Por isso, a escolha de cada peça pode, muitas vezes, se tornar uma dor de cabeça.

Alguns itens geram ainda mais dúvidas. Você sabe, por exemplo, como utilizar candelabro e castiçal na decoração? Para saber mais sobre essas peças e conferir 3 dicas de como inseri-las nos ambientes, basta continuar a leitura!

O que são castiçais e candelabros?

Encontrados em diversos materiais e estilos, candelabros e castiçais são consideradas peças tradicionais e de muito bom gosto quando usadas de maneira correta.

Ambos têm o objetivo de decorar o ambiente, mas há uma diferença entre eles: um castiçal tem encaixe para apenas uma vela; já o candelabro tem várias ramificações, podendo acomodar duas ou mais velas.

Como utilizar candelabro e castiçal na decoração?

1. Arranjos na cozinha

Castiçais e candelabros são ótimas opções para decorar esse cômodo da casa. Por estarem disponíveis em diferentes modelos e tamanhos, podem ser criados diversos tipos de arranjos.

Na hora de comprar, escolha aqueles que tenham cores e detalhes que combinem com os móveis, eletrodomésticos e acessórios da cozinha.

As opções em tamanhos menores e tons sóbrios ficam ótimas para colocar em cima de bancadas, armários ou ilha da cozinha. Mas lembre-se: por serem itens decorativos, não são os mais aconselhados para a iluminação do ambiente.

2. Decoração de quarto

Outra boa dica é usar candelabros e castiçais na decoração de quartos. Para adicionar um tom romântico ao quarto, posicione-os sobre a mesa de cabeceira, perto da cama. Opte por tamanhos menores e com cores que contrastem com o ambiente.

Estes itens também ficam ótimos em mesas e penteadeiras. Monte arranjos com peças de tamanhos e texturas diferentes. Além de darem um ar de personalidade, deixam tudo mais bonito e acrescentam um ar de riqueza ao quarto.

3. Na mesa de jantar

Geralmente, quando pensamos em usar candelabros e castiçais, imaginamos colocá-los na mesa de jantar ou no aparador da sala. São modos de uso mais tradicionais, mas que nunca saem de moda. Você pode deixar a decoração ainda mais bonita utilizando uma bela toalha de mesa.

As peças podem ser usadas em conjunto, com diversos tamanhos e modelos diferentes, ou, caso prefira, você pode colocar um único item com um tamanho maior no centro da mesa. Para jantares e eventos especiais, utilize modelos pequenos, distribuídos de forma elegante pelo espaço, e um maior, posicionado em algum lugar do ambiente, como em cima do aparador.

Essas peças são ótimas opções para decorar os mais variados espaços da casa, incluindo corredores. Na hora de comprar, opte sempre por peças de tamanhos e cores diferentes; dessa maneira, você poderá sempre montar diferentes arranjos para ambientes e ocasiões especiais.

FONTE: https://blog.ordini.com.br/confira-3-dicas-para-usar-candelabro-e-castical-na-decoracao/