Resultados da sua pesquisa

Como usar manta para sofá: saiba agora como não errar na escolha!

Postado por construtora em janeiro 25, 2020
| blog
| 0

Você sabe como usar manta para sofá? Essa peça é queridinha nas salas de estar e ajuda a economizar na decoração da casa. Existem diversos modelos para escolher, com preços variados e estilos que agradam todos os gostos.

Mais que um item capaz de embelezar o cômodo, a manta também é útil para proteger o móvel e aquecer a família nos dias mais frios. Agora fica a pergunta: como tirar proveito de um elemento tão simples e versátil?

Vamos mostrar para você neste artigo! Leia os próximos tópicos e descubra como acertar na escolha das suas mantas!

Avalie a decoração do cômodo

Um ambiente pode ser trabalhado com diversos estilos de decoração. Portanto, comece avaliando as características mais marcantes do cômodo que abriga o sofá. Quais cores predominam? Há peças e acessórios mais modernos ou antigos? Existem materiais naturais (madeira, bambu, pedra, cerâmica)?

Essa observação é importante para que você defina a melhor cor, espessura e formato da manta que vai usar. Um espaço minimalista, por exemplo, pede modelos mais básicos e discretos (com tons neutros, poucos detalhes). Já um local inspirado no tema clássico fica bem com peças coloridas, trabalhadas com franjas e outros ornamentos.

É claro que o estilo do ambiente serve apenas como ponto de partida para quem está começando a investir nesse tipo de arranjo. Ou seja, nada impede que você combine diversos modelos se achar que é isso que reflete sua personalidade!

Considere o tamanho e o modelo do sofá

É importante equilibrar as dimensões da manta com o tamanho do sofá para obter um visual interessante. Peças muito pequenas não valorizam móveis com capacidade para 3 ou mais pessoas, visto que tendem a “sumir” em meio a um elemento tão volumoso.

Esse cuidado deve ser ainda maior se o seu principal objetivo for proteger assentos e encostos dos pelos de gatos e cachorros. Nesse caso, o tecido deve ser grande o suficiente para cobrir todo o sofá ou, pelo menos, a área em que os pets deitam.

Prestando atenção ao tamanho da manta, é possível enfeitar e cuidar dos móveis ao mesmo tempo. Em dias de muito calor, basta dobrar a peça e deixá-la sobre o braço do sofá — melhor se for um pano fino, que não fique tão volumoso após ser dobrado.

Adapte o tecido para cada estação do ano

Por falar em calor, você sabe como usar manta para sofá naqueles dias que marcam altas temperaturas? O segredo para um bom resultado está no tipo de tecido. Em dias abafados, procure peças leves, que tenham acabamento liso e garantam sensação gelada ao toque.

Verão e primavera

Modelos de algodão com pouca espessura ajudam a absorver o suor e podem ser úteis tanto no verão quanto na primavera. Para complementar a decoração, invista em cortinas de linha fina e tapetes de palha, juta ou sisal. As almofadas podem trazer capas de seda, poliéster ou cetim — são ótimas porque não aquecem tanto.

Para trazer um ar de frescor, priorize mantas de cores claras ou trabalhadas em tons pastel (verde-água, lilás, azul-turquesa). As demais peças podem trazer estampas florais, que simulam folhagens e outros elementos da natureza. Vasos com plantas também ajudam a arrematar a composição nos meses mais quentes.

Outono e inverno

Nas estações com temperaturas mais amenas, os tecidos pesados caem bem. Uma ótima opção é o veludo, que, além de esquentar, deixa a manta com um aspecto requintado. Os tradicionais modelos de microfibra quebram o galho em dias nublados, chuvosos e que pedem um cobertorzinho de sofá.

Para complementar esses tecidos, você pode apostar em tapetes felpudos e macios. As cortinas leves podem dar lugar a peças com maior espessura para bloquear a entrada do vento, em caso de necessidade. Se quiser potencializar a sensação de aconchego, invista em lâmpadas de cor amarelada na iluminação da sala.

Descubra como a família prefere usar mantas

Como usar manta para sofá quando cada membro da família tem uma preferência? Pois bem, é possível utilizar vários modelos em um mesmo ambiente e com disposições variadas.

Por isso, trouxemos algumas opções de arranjos que podem inspirar você no momento de incluir a peça na sala. Veja só:

No canto do sofá

Essa é uma das maneiras mais simples de utilizar manta. Serve para incluir um ponto de cor no ambiente (com contraste ou tom sobre tom) e tem a vantagem de manter o conjunto arrumado por mais tempo.

Se você desejar um visual mais ousado, experimente apoiar o tecido sobre o braço do sofá e deixar que a ponta vá de encontro ao chão. O efeito fica ainda melhor se o modelo tiver franjas.

Totalmente aberta

Essa disposição é ideal para quem tem uma manta belíssima e quer exibi-la na sala. Peças com padrões em xadrez, com figuras geométricas ou cores vivas costumam se destacar nesses casos.

Você pode deixar a peça totalmente aberta e posicioná-la no centro do sofá, nos assentos ou apenas no encosto. Também vale brincar com mistura de estilos, fazendo sobreposições de mantas com tonalidades distintas.

Dobras criativas

Que tal dispor a manta de maneira inusitada? Em vez de dobrá-la certinho para colocar no sofá, faça testes com arranjos mais ousados. Uma opção é enrolar a peça até formar uma espécie de tubo para dividir os assentos do sofá.

Dá para você fazer pequenas quebras no tecido para compor linhas diagonais ou desenhos (coração, círculo, quadrado etc.). A técnica mais simples também funciona: apenas jogue a manta sobre o móvel, como se tivesse caído ali sem querer.

Escolha o modelo junto com outras peças

Por fim, uma dica infalível para acertar na escolha das suas mantas é adquiri-las com outras peças que trazem tecidos. Estamos falando das capas de almofadas e de futons, das cortinas e dos tapetes.

Ao pensar no conjunto da obra, você terá facilidade para fazer combinações de texturas e até para ousar nas cores. Já imaginou que legal complementar um sofá vermelho com outros tons quentes como laranja (almofadas) e amarelo (manta)?

De quebra, esse exercício ainda dá uma forcinha na hora de renovar os tecidos que fazem parte da decoração há um bom tempo. Use a criatividade a seu favor e tire proveito da oportunidade para deixar seu lar ainda mais bonito.

Agora que você sabe como usar manta para sofá de diversas maneiras, vá em busca dos melhores modelos para renovar a casa em qualquer época do ano. Sua família, com certeza, vai aprovar!

FONTE: http://blog.lineabrasil.com.br/como-usar-manta-para-sofa-saiba-agora-como-nao-errar-na-escolha/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image
  • BUSCAR IMÓVEL

    Mais opções de busca
  • Arquivos