Ter um jardim é a oportunidade de relaxar, embelezar a casa e ficar mais próximo da natureza, principalmente em meio à selva de pedra das grandes cidades. Além disso, é a chance de decorar a sua casa e dar mais vida com plantas e flores.

Pensando nas vantagens em montar o jardim, nós do Guia JáCotei criamos algumas dicas que vão te ajudar a se organizar para montar o jardim e também vamos indicar alguns móveis que vão dar um toque de sofisticação e conforto ao seu jardim. Conheça os produtos de jardinagem essenciais para você iniciar com o pé direito.

Passos importantes antes de montar o jardim na sua casa

Mulher no jardim

Quando se pensa no jardim, já vamos imaginando as plantas, os itens pra decorar, com avental, chapéu e as ferramentas de jardinagem. Você pode imaginar tudo isso, mas vai precisar se organizar para montar o jardim que vai dar orgulho. Confira abaixo o que você precisa fazer.

1. Analise o espaço disponível

Os melhores locais para montar o jardim são o quintal e a varanda, isso porque são locais que possuem boa iluminação do sol e também a facilidade no acesso a água. Se o local escolhido é pequeno a regra é escolher plantas e flores menores. Você pode optar também em montar um jardim vertical, perfeito para lugares compactos. Agora se você possui mais espaço, pode apostar em vários tipos e tamanhos de plantas. Caso tenha uma árvore no quintal, pode montar um lugar relaxante com rede e almofadas, por exemplo.

É importante que as plantas não sejam posicionadas muito próximas de janelas e canos, pois podem atrapalhar o desempenho desses locais, como atrapalhar na abertura da janela ou entupir o cano. O ideal é montar o jardim próximo da parede ou escolher plantas menores e caso queira, pode incluir o gramado e pedras para enfeitar.

Se você está iniciando na jardinagem, comece com um espaço menor, pois demanda menos cuidados. E quando tiver mais experiência, vai expandindo aos poucos até alcançar o jardim que deseja.

2. Verifique se o solo é fértil

Pode parecer óbvio, mas a gente esquece esse detalhe na hora de montar o jardim. Porque se você passar do ponto do adubo com mais ou menos, pode matar as plantas.

3. Escolha os tipos de flores e plantas

Primeira coisa: não escolha a planta ou flor com o pensamento na estética. A sua decisão deve ser baseada no crescimento, no equilíbrio em conjunto com as outras espécies de plantas e flores e no gasto com elas.

Caso não tenha espaço suficiente, as plantas não podem crescer muito, pois podem sufocar as outras e acabar morrendo, por isso a importância de pesquisar as plantas antes de comprar e montar o jardim.

Você pode optar em montar o jardim com ervas ou até mesmo horta para ter sempre à mão produtos frescos.

4. Manutenção

Senhor cortando flor

É necessário saber os cuidados essenciais para manter o seu jardim bonito e organizado. Como deve ser a poda, a limpeza do solo, a hora de regar as plantas, verificar se tem pragas e como eliminá-las. Lembre-se o que vai fazer o seu jardim continuar bonito é a manutenção constante.

FONTE: https://www.jacotei.com.br/guia/como-montar-jardim/