decoração do banheiro é um dos pontos que mais exigem atenção em projetos de renovação de casas e apartamentos. São vários detalhes que podem fazer a diferença para dar um toque de personalidade nesse quesito, como o uso de determinadas cores, os móveis que serão usados, entre outros pontos.

Mas você sabe por onde começar na hora de planejar a mudança visual do ambiente? Pensar em cada elemento que será usado para transformar o cômodo exige ter noção dos resultados desejados, e, para isso, é essencial seguir alguns princípios importantes, além, é claro, de usar a criatividade.

Se estiver procurando inspirações para mudar a cara do seu banheiro, o Ecadeiras pode te ajudar! Confira as dicas que nossa equipe preparou para você perceber as possibilidades e combinações que o espaço pode ter.

Coloque móveis que entreguem funcionalidade ao espaço

Para guardar o papel higiênico, as toalhas e os cosméticos, os armários são praticamente indispensáveis. A organização que o móvel entrega se junta ao charme do seu design, reforçando as características estéticas que o projeto decorativo possui. Apesar disso, não são únicos nesse sentido.

Como já falamos no texto sobre decoração de espaços pequenos, você pode aproveitar as prateleiras para criar um ambiente focado na praticidade, deixando os itens mais usados ao alcance das mãos. Também vale a pena pensar em cestas penduradas nas paredes, que seguem a ideia comentada acima.

Se quiser criar um cômodo descolado e funcional ao mesmo tempo, pense em outras peças que podem ser transformadas em móveis para banheiro. Caso queira ter um toalheiro diferente, a escada é uma boa alternativa. Ou, se quiser um apoio para guardar os produtos de higiene, o aparador vai muito bem.

Use características que valorizem o tamanho do banheiro

Outro pilar de como decorar banheiro é a valorização do espaço disponível. Isso ajuda a tornar o cômodo mais confortável, além de reforçar a identidade visual que se pretende colocar em prática. Por isso, separamos essa parte para explicar o que pode ser feito em duas situações. Confira:

Para banheiros pequenos

O segredo de como decorar banheiro pequeno passa pelo conceito de contar apenas com o que for essencial. Isso vale tanto para os móveis quanto para a própria aparência do ambiente, que deve reforçar a sensação de leveza e tranquilidade.

decoração de banheiro pequeno tem como base a mobília com tons pastel e neutros, principalmente o branco e o cinza, mas também aceita bem os modelos amadeirados, ideia que também vale para as paredes e o piso. Os detalhes em vidro, como o espelho e o box, dão a sensação de amplitude de espaço.

Para banheiros grandes

Caso sua intenção seja a de montar uma decoração para banheiro grande, a criatividade assume o protagonismo para incorporar mais referências no cenário. Para começar, o uso de cores mais chamativas nos móveis e detalhes decorativos — amarelo e vermelho, por exemplo — é bem aceito no espaço de maneira moderada.

Também é possível criar uma identidade visual na decoração do banheiro usando quadros e artigos de iluminação, como pendentes e luminárias. Além disso, em alguns casos, adotar dois estilos ao mesmo tempo dá certo em espaços maiores. A tendência é de valorizar cada centímetro e tornar o espaço luxuoso.

Aproveite os artigos naturais para dar um toque de bem-estar

Montar a decoração de banheiro também envolve o uso de detalhes que nem sempre estão ligados à parte visual, mas reforçam a boa aparência do cômodo. As plantas, por exemplo, são ótimas para dar um toque de tranquilidade ao cenário, enquanto os perfumes deixam o espaço com sensação de limpeza.

Veja mais detalhes sobre os dois elementos e como é possível incorporá-los no seu ambiente. Essa dica vale tanto para quem quer fazer decoração de banheiro simples ou requintada.

Plantas

As plantas são ótimas alternativas para agregar personalidade na decoração de banheiro. O sossego se destaca, ao mesmo tempo que reforça o charme do cômodo. Você pode colocar flores coloridas ou escolher opções mais tradicionais, como as suculentas, para acrescentar alegria ao lugar.

Perfumes

A sensação de limpeza é outro ponto importantíssimo para se considerar na montagem da decoração do banheiro. Por isso, o uso de elementos aromáticos é uma ótima ideia. Além do desinfetante, você pode colocar sabonetes, velas aromáticas ou até difusores automáticos.

FONTE: https://blog.e-cadeiras.com.br/como-montar-decoracao-de-banheiro-confira-dicas-simples-para-repaginar-o-visual-do-espaco/