Está mobiliando o imóvel novo e preocupado por não saber como decorar uma sala pequena? Saiba que você não está sozinho, afinal, a sala é um dos ambientes mais utilizados da casa e merece uma atenção maior na hora de planejar o ambiente. Mas, afinal, será que é possível deixá-la aconchegante gastando pouco?

Decorar espaços pequenos pode parecer um desafio para muitas pessoas, mas com algumas dicas é possível tornar a sala pequena um ambiente agradável e cheio de vida. Existem diversos truques de decoração para você utilizar na montagem dos móveis, aproveitando ao máximo o espaço disponível.

Com um bom planejamento, é possível aproveitar todos os cantos do cômodo, e existem truques até para você planejar uma horta caseira. Quer saber como decorar uma sala pequena gastando pouco? Então confira a seguir as dicas que separamos para você.

Aproveite a planta única

A primeira dúvida que surge quando pensamos em como decorar uma sala pequena é nas alternativas para otimizar ao máximo o espaço. Hoje em dia, grande parte dos imóveis apresenta ambientes compartilhados com sala de estar e jantar — e, muitas vezes, cozinha.

Se você deseja aproveitar o espaço, pode se aproveitar do ambiente compacto para criar um ambiente intercalado em que todas as funcionalidades se encaixam. Quer uma dica? Um dos melhores móveis para sala pequena é a estante: ela serve tanto para dividir um cômodo do outro como para comportar objetos.

Quando não há divisórias no apartamento — comum em studios, por exemplo —, você pode aproveitar para integrar os espaços. A sala divide espaço com a cozinha e até mesmo com a varanda, e mesmo assim pode se tornar confortável.

Assim como a estante serve para várias funções, um balcão serve tanto para preparar as refeições como para receber os amigos para um jantar.

Invista em tons claros e espelhos

Se você está em dúvida sobre como decorar uma sala pequena, essa dica pode parecer meio óbvia, mas acredite: ela realmente funciona. Fato é que ambientes pequenos precisam de luz, então nada melhor que investir em uma pintura clara para tornar o espaço mais leve.

como decorar uma sala pequena

Já a dica dos espelhos é infalível: eles oferecem um efeito “aumentado” na kitnet e ainda refletem a luz natural, tornando a sala pequena muito mais iluminada. Lembre-se que apartamentos pequenos geralmente não possuem divisórias, então o espelho gera a impressão de espaços duplicados e maiores.

Aproveite as paredes e prateleiras

Já que a dúvida do texto é sobre como decorar uma sala pequena gastando pouco, nada melhor que se aproveitar da situação para reduzir a quantidade de móveis do ambiente. Espaços pequenos exigem algumas adaptações, portanto, não será necessário que você encha o cômodo de móveis, não é mesmo?

Invista em um ambiente prático, apostando no básico para ter uma sala confortável: um sofá que se adeque às medidas da sala; uma estante para comportar a televisão ao mesmo tempo que divide a sala, uma mesa para dois ambientes. Com esses três itens principais, você pode complementar o espaço com peças menores.

As prateleiras são excelentes aliadas para quem não sabe como decorar uma sala pequena simples, pois servem para guardar objetos, pendurar plantas, comportar livros, etc. Invista nos espaços mais altos das paredes para otimizar o espaço, e deixe os corredores e chãos livres para circulação.

Valorize a janela e as plantas

Ambientes sem luz natural geralmente passam a impressão de serem menores. Isso porque a iluminação faz toda a diferença para realçar os cantos do cômodo. Se você não sabe como decorar uma sala pequena, comece olhando para as janelas!

Tente deixar as janelas do cômodo livres de qualquer móvel que possa impedir a passagem de luz, para que a entrada de ar ilumine toda a sala. Perto das janelas, aproveitando a dica anterior, você pode instalar prateleiras para acomodar plantas ou até mesmo criar uma horta caseira. As plantas tornam o ambiente ainda mais aconchegante!

Como você pode perceber, saber como decorar uma sala pequena é fundamental para deixar o ambiente mais leve, espaçoso e confortável. Com alguns truques, você pode transformar o seu apartamento em um espaço cheio de personalidade.

FONTE: https://www.melhortaxa.com.br/entenda-o-credito/como-decorar-uma-sala-pequena-4-dicas-para-gastar-pouco