Resultados da sua pesquisa

8 Inspirações para Decoração de Sala

Postado por construtora em maio 30, 2020
| blog
| 0

Para muitos parece desafiador decorar um ambiente de forma elegante e sem cair nos clichês da decoração, pois o que queremos é que nossa casa seja especial e tenha nossa essência, não é mesmo?

E isso não apenas é possível como também pode se tornar uma das partes mais prazerosas ao se deparar com tantas possibilidades de criação em alguns metros quadrados.

O espaço pode não ser tão amplo, ok, mas o tema é. Então para esse primeiro post o foco será a sala, ambiente para relaxar, receber amigos, fazer as principais refeições e curtir bons momentos ouvindo suas músicas favoritas, assistindo filmes interessantes ou séries que estão fazendo o maior sucesso nas redes sociais.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Do começo ao fim

Se você acompanha o blog, deve ter visto outros posts que também abordam alguns aspectos do tema de hoje. O post 10 Exemplos de Salas Decoradas nos inspira com lindas combinações de materiais, cores e texturas diferenciadas. Outro post também inspirador foi sobre Sugestões de Abajur para Sala, um acessório lindo que pode deixar sua casa com um charme a mais. Pois é, agora decidimos focar em um problema que nossa geração vem enfrentando cada vez mais que é: Como decorar ambientes pequenos.

O primeiro erro ao pensar em uma decoração de sala pequena é visualizar esse espaço da casa como local para colocar tudo aquilo que queremos mostrar aos amigos e familiares que vão nos visitar, por exemplo: souvenir, quadros, barzinho, porta-retratos, entre tantas outras coisas. Mas se esse ambiente pequeno for mais minimalista, ou perto disso, aumentará também a sensação de conforto e tamanho, bem nos moldes das aulas de física falando sobre a ilusão de óptica.

Exemplificando: certifique-se que em ambientes que quer passar a sensação de amplitude você só acomode objetos essenciais e que combinam entre si.

Ilusão de óptica: ilusões que enganam o sistema visual humano nos fazendo pensar que algo não está presente, ou que esse objeto seja visto de outra forma. Possuem caráter fisiológico ou cognitivo.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

1 – Na decoração de sala pequena as cores podem ajudar e muito

Tintas com tom claro, como off-white, areia e outros tons de nude abrem o cômodo e dão a impressão de mais metros quadrados e ambiente arejado.

O teto pode ter a cor mais clara que o resto das paredes, pois isso também dá a ilusão que ele está mais alto e o ambiente com maior iluminação natural.

Aliás,  nisso a decoração esbarra no mundo da beleza e suas maquiagens, pois tudo que você quer expandir, ou seja, dar sensação de algo maior do que realmente é,  você ilumina; e tudo que você quer afinar, ou dar sensação de tamanho sob medida, você escurece. Basicamente luz e sombra.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

2 – Elementos e texturas na decoração de sala pequena

Se você gosta de acabamentos como sancas e frisos, opte pelos menores e mais discretos, pois os maiores achatam o ambiente. Evite também paredes com textura, como grafiato. Elas diminuem visualmente o espaço.

Papel de parede decorando uma ou outra divisória é ok, principalmente se ele tiver tom sobre tom e motivo gráfico.

Evite deixar o ambiente muito escuro ou cheio de texturas nas paredes. Isso “comprime” o design, o que é ruim para uma decoração de sala pequena. Sua aparência fica mais sombria.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena


Inspirações para Decoração de Sala Pequena

3 – Base elegante para decoração de sala pequena

Pisos com leve brilho, como o porcelanato ou madeira, também expandem nossa ideia de espaço e segue o mesmo princípio do “clássico dos clássicos” da decor de espaços reduzidos: o espelho (já já falaremos mais sobre ele)

Um outro truque de decor que expande o ambiente ao nosso olhar é investir no requadro do piso com mais brilho e seu interior matte, ou seja, fosco.

Invista também em tapetes e passadeiras em tons claros e sem muitos detalhes. Se quiser desenhos, assim como falamos sobre os papéis de parede, opte pelos gráficos.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

4 – Espelho, espelho meu!

Espelho é o clássico da decoração de sala pequena, pois seu reflexo dá realmente a sensação de que o ambiente é bem maior do que sabemos, mas existem formas de melhorar ainda mais essa ferramenta.

Já pensou em posicionar um espelho médio no chão, ou pendurá-lo inclinado?

Além de muito chique, essa forma, bastante usada em bistrôs e bares, faz toda a diferença no ambiente, principalmente se for bisotado ou com detalhes em jateamento, pois sua borda infinita é discreta e não limita o olhar.

Ok, mas para o chão não dá para apoiar sem molduras, sabemos… Nesse caso escolha as mais finas e com o tom da parede que ele vai ficar, para não delimitar visualmente sua área com cores contrastantes.

Além do espelho, na Ásia, principalmente Hong Kong e Japão, a decoração abusa de divisórias de vidro, colorido ou com detalhes, pois fica muito mais amplo e elegante do que encher um pequeno espaço com paredes e divisórias que “abafam” a luz natural. Então siga o conselho dos nossos amigos do outro lado do mundo ao pensar em dividir uma sala ou cozinha americana.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

5 – Decoração para sala de TV pequena

O audiovisual é tido como grande entretenimento do homem atual, pois ficamos na frente de um computador, celular ou televisão como nunca antes. Mas e como integrar uma tela plana no seu ambiente sem estragar o aconchego da decoração?

Aqui você precisa pensar em duas coisas:

– A visão que terá do aparelho: coloque a tela no local estratégico que dê o maior campo de visão possível. Normalmente isso acontece através de sua fixação em paredes e painéis.

– Acomodar o eletrônico sem prejudicar o resto: opte por nichos e racks com linhas sóbrias para acomodar DVD, videogames e fios desses aparelhos, pois quando ficam aparentes poluem o espaço e dão a sensação de tamanho reduzido.

Se a sala de televisão for separada da sala de estar, comece a decorá-la pensando no total conforto. O sofá, por exemplo, precisa ter almofadas mais fofas, que te abrace ao sentar.

Os do tipo modular são ótimos, pois você pode mudar sua configuração – de reto para L, por exemplo – em apenas poucos movimentos.

Os do tipo retrátil, que se transformam em chaise ou até mesmo em cama, também são ótimos para acomodar um maior número de pessoas, mesmo assim com conforto ímpar.

Mantas também são incríveis para decorar o sofá e também servir como objeto de aconchego. Elas podem ser lisas, ou, em casas mais modernas, estampadas e com cores vivas.

Pequenos puffs arredondados também servem como mesa de centro ou local para sentar, então são investimentos a se pensar quando o espaço é reduzido.

Lembre-se também de escolher um tamanho de televisão que combine com seu espaço. Se ele é muito reduzido, não adiantará comprar um telão com grandes dimensões, pois a sensação não será agradável. É a mesma coisa que sentar na primeira fila de um cinema. Já tentou fazer isso? É bem complicado aproveitar um filme nessa posição.

Existem também opções de painéis que escondem a televisão quando ela não for usada, eles são bons para salas de televisão que servem também como escritório.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

6 – Decoração de sala pequena em apartamento

Em grandes centros urbanos é muito mais comum encontrar famílias morando em apartamentos do que casas, seja pela comodidade ou segurança.  E é nesse cenário com metros reduzidos, na maioria dos casos, que precisamos de criatividade para acomodar todos os objetos e móveis que gostamos e ainda ter a sensação de conforto. Aqui no Blog inclusive tivemos um post com 5 Ideias de Decoração para Apartamentos Pequenos, onde sugerimos alternativas para otimização dos espaços. Neste caso, queremos focar as ideias para a sala.

Se esse é o seu caso, fique atento aos detalhes:

– Mesas de centro arredondadas são melhores para apartamentos pequenos

– Mesas de jantar também arredondadas e de vidro também deixam a sensação de tamanho superior para o ambiente.

– Cortinas com detalhes na vertical alongam o seu campo de visão e, consequentemente, a sensação do espaço

– Se puder adicionar vidro à sacada, ela pode virar parte integrante da sala e, literalmente, aumentar seu ambiente em alguns metros.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

7 – Decoração de sala pequena simples e barata

Não é necessário investir milhões para fazer uma decoração eficiente, pois o chique está em poucos e bons objetos atrelados ao seu estilo.

Para uma sala pequena ser simples, charmosa e com pouco investimento você precisa focar, em primeiro lugar, na cara que você quer dar ao ambiente.

A iluminação também pode ser de grande importância na hora de dar a sensação de espaço melhor distribuído. E como estamos falando de sala, opte por abajures de cúpulas médias para mesa lateral e luz indireta no restante do ambiente, para dar uma sensação de conforto que muitas vezes é retirada pela frieza de luzes aparentes. Com as opções de lampadas e iluminação indireta de LED tudo ficou mais econômico.

Outra forma interessante de deixar a sala maior sem ter muito custo é transformar sua casa numa espécie de studio, onde a cozinha vira do tipo americana, com parede balcão que substituirá mesa e nichos.

Visualmente, isso faz com que o seu olhar passe por dois ambientes (cozinha e sala) e veja apenas um único e mais amplo cômodo.

Além de encher o ambiente de charme, pois dá um ar contemporâneo, também permite que mais luz natural entre pela casa. Isso sem falar nas passagens de vento, com um ambiente muito mais arejado.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

8 – Sofá na decoração de sala pequena:

Já pensou que o seu sofá pode estar roubando um espaço desnecessário na sala? E isso acontece pela escolha equivocada do modelo ideal para pequenos ambientes.

Que tal usar um modelo em “L”, ou “L” mais chaise para restringir seu tamanho de forma muito confortável?

Outra dica infalível é optar por modelos de braços estreitos. Parece um detalhe pequeno, mas faz uma diferença enorme!

Isso também vale para poltronas e cadeiras da mesa de jantar: aqui quanto mais enxuto o modelo, maior o ambiente.

Outra boa opção para acomodar a família e convidados de forma inteligente é o futon. Ele pode ser árabe ou japonês e vai servir tanto como sofá como cama, para aqueles dias de cinema na sala ou acomodar uma visita.

Os móveis com linhas mais retas e minimalistas também deixam o ambiente muito mais amplo e delicado.

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Inspirações para Decoração de Sala Pequena

Agora que você tem todas essas dicas e exemplos, é só colocar a criatividade em prática e deixar seu lar muito mais gostoso.

FONTE: https://www.ceramicaburguina.com.br/inspiracao/decoracao-de-sala-pequena/

SITE: https://www.ceramicaburguina.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image
  • BUSCAR IMÓVEL

    Mais opções de busca
  • Arquivos