Uma das tendências atuais que ganhou o coração dos brasileiros e, aparentemente, veio para ficar, é a decoração com plantas. Além de objetos e móveis, manter plantas nos ambientes é interessante porque elas trazem um pouco de alegria, cor e volume para dentro de casa, além de oferecerem outras vantagens — como algumas espécies que ajudam a purificar o ar.

A proposta de utilizar plantas na decoração é sair um pouco da neutralidade e deixar os ambientes mais aconchegantes. Para usá-las da melhor forma possível, porém, é preciso fazer um planejamento prévio. Por esse motivo, neste post, apresentamos 4 dicas para ajudar nesse processo. Confira!

1. Se atente ao estilo e função do ambiente

Para começar com uma boa decoração com plantas, é preciso pensar na organização dos ambientes em que elas ficarão e, além do estilo, é preciso levar em conta a função dele dentro da casa. Em uma sala, por exemplo, que é um cômodo mais arejado e, geralmente, mais amplo, você pode escolher espécies para preencher o vazio deixado por cantos entre móveis, por exemplo.

Já no quarto, o maior cuidado que precisa ser tomado é em relação ao tamanho da planta. As arbóreas de pequeno porte são as mais indicadas, pois a maioria não possui frutos e se adaptam facilmente ao desenvolvimento em vasos.

Na cozinha, é preciso tomar cuidado com o calor produzido pelo fogão e pelo forno. O indicado é que os vasos com as plantas fiquem o mais distante deles possível. Esse ambiente é uma ótima escolha para o cultivo de uma pequena horta, por exemplo, com ervas e temperos.

Para o banheiro, o ideal são as plantas capazes de suportar uma grande quantidade de umidade, além de pouca luminosidade e ventilação. Plantas colocadas nesse cômodo proporcionam calma, melhoram a qualidade do ar e algumas espécies até ajudam na eliminação de bactérias.

2. Conheça os diferentes tipos de plantas

Antes de escolher uma planta para decorar os cômodos do seu apartamento, é preciso prestar atenção em quais deles há maior incidência direta de sol. Quanto mais próximo do dia, mais fortes são os raios que entrarão em contato com as folhas. Além disso, existem espécies que não gostam de tomar sol diretamente, outro ponto para ficar atento. A rega também varia de planta para planta.

Agora que você já sabe disso, chegou a hora de conhecer diferentes tipos de plantas e entender em quais ambientes elas podem ser colocadas. Confira algumas delas a seguir.

Jiboia

De clima tropical, a Jiboia é uma planta acostumada a viver sob a sombra de outras. É importante prover irrigações constantes e um solo que seja rico em matéria orgânica, além de boa luminosidade. Planta que aceita permanecer no calor, pode ser cultivada de forma pendente ou agarrada a um apoio para que, assim, ela se desenvolva como uma trepadeira.

Espada de São Jorge

Uma das mais utilizadas na decoração com plantas, a Espada de São Jorge é tanto escolhida pela sua fácil manutenção quanto pelo simbolismo que carrega — já que, segundo a tradição popular, ela mantém a casa protegida de energias negativas.

Ótima para purificar o ar do ambiente em que é colocada, a planta é, geralmente, utilizada nas entradas dos ambientes. Porém, também é possível colocá-la sobre mesas de centro ou em uma composição com outras espécies. Para que ela cresça saudável, é preciso deixá-la a meia sombra e regá-la sempre que a terra estiver seca.

Marantas

Espécie que possui algumas variações, como os tons de rosa e roxo além dos verdes. Para cultivá-la, é preciso mantê-la a meia sombra. Caso ela seja mantida na luz solar direta, suas folhas podem ficar enroladas, descoloridas e com as extremidades secas.

Uma característica curiosa das Marantas é que, durante o dia, elas procuram receber o máximo de claridade e, para isso, deixam suas folhas dispostas horizontalmente. Já durante a noite, as deixam levantadas. Por conta dessa movimentação, receberam o apelido de plantas rezadeiras.

Lírio da Paz

De porte clássico e elegante, os Lírios da Paz são ideais para decorar com charme e graça ambientes como a sala de estar. Essa planta precisa ficar em ambientes com bastante sombra e que sejam frescos. Sempre que a terra estiver seca é preciso regá-la, pois é uma espécie que necessita de solo úmido para que se mantenha viçosa e mais bonita.

Cactos e suculentas

As suculentas e cactos são os queridinhos do momento na decoração com plantas. Isso porque são bem fáceis de cuidar, não necessitam de adubação ou de regas constantes. Além disso, geralmente, são plantas que podem ficar ao sol. Pela variedade de espécies dos mais variados tamanhos — desde os menores possíveis até os cactos gigantes —, podem ser utilizadas em diversos espaços.

3. Busque por inspirações

Para quem está começando a utilizar plantas na decoração do apartamento, uma boa dica é buscar por inspirações. Isso não significa que você vai copiar o que certas pessoas estão fazendo em relação ao assunto ou que precisa imitar exatamente a foto que viu na internet. As inspirações servirão para você ter uma base do que pode fazer no ambiente em que você decidir colocar uma planta.

A internet como um todo é uma boa fonte de inspiração. O Pinterest — uma rede social que atua como uma curadoria de fotos sobre os mais variados temas — serve como base para você começar a se inspirar. Além do mundo virtual, você pode recorrer às revistas de decoração ou àquelas que tratam exclusivamente sobre plantas. Também é possível buscar referências com pessoas próximas ou que sejam especialistas no assunto. Inspiração é o que não falta!

4. Invista na criatividade

Como última dica, incentivamos que você abuse da criatividade na hora de montar a sua decoração com plantas. Por mais que existam várias dicas de como utilizá-las em diversos ambientes, não é necessário tomá-las como regras e segui-las à risca.

Com o tempo, será possível entender seu estilo cada vez mais e como as plantas se encaixam nele. Assim, sinta-se livre para ousar e deixar cada canto da sua casa com o seu jeito. Afinal, o lugar que a gente mora deve refletir tudo o que nós somos e os nossos gostos, não é mesmo? Então, esqueça as convenções e decore o seu canto do jeito que preferir!

Como você pode perceber, criar uma decoração com plantas, em qualquer ambiente que seja, não é uma tarefa difícil. Além de deixar os cômodos da sua casa mais aconchegantes, cuidar delas pode ser até mesmo terapêutico. Porém, é preciso frisar que existem profissionais especializados nesse tipo de decoração. Uma boa ideia é entrar em contato com um para que ele possa auxiliar.

FONTE: https://blog.nexgroup.com.br/4-dicas-de-decoracao-com-plantas-para-o-seu-apartamento/

SITE:  https://blog.nexgroup.com.br