É comum observar que a grande maioria das pessoas se preocupam em deixar a área interna de um imóvel funcional, aconchegante e moderna. No entanto, acabam deixando a decoração da área externa de lado, o que pode influenciar – e muito! – no resultado final.

Por isso, podemos afirmar, com segurança, que a decoração externa nada mais é que um componente do todo, gerando funcionalidade e até mesmo criatividade para a residência de modo geral. Mas, afinal, como decorar a área externa do meu imóvel?

Bom, o primeiro passo é abusar da sua criatividade. Depois, elabore um planejamento para que o resultado final seja aquele desejado. Lembre-se que a decoração de um imóvel precisa refletir a sua personalidade, bem como gostos e hobbies.

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 ideias criativas para você decorar a área externa da sua casa agora mesmo. Continue lendo e confira!

1. Pense no jardim vertical

4 dicas criativas para decoração da área externa
Foto: Pinterest

Você certamente já deve ter visto uma decoração composta por um jardim vertical, não é mesmo? Afinal, o jardim vertical, também chamado de quadro vivo, é um tendência muito forte em projetos arquitetônicos.

Em resumo, trata-se de um jardim fixado a uma parede. O mais interessante é que ele pode ser composto por vários tipos de plantas e pode dar um ‘’up’’ em locais pequenos ou grandes.

Além disso, vale ressaltar que as plantas melhoram a circulação do ar do espaço, atuam como uma espécie de ‘filtro de ar’’ e deixam tudo com uma cara mais viva!

2. Mesas e cadeiras para a área da churrasqueira

4 dicas criativas para decoração da área externa
Foto: Pinterest

Se você conta com uma churrasqueira na parte externa, é essencial separar um espaço para promover as refeições. Com isso, invista em um conjunto de mesas e cadeiras para acomodar os convidados e tornar esses momentos mais especiais.

O tamanho dos móveis deve ir de acordo com o espaço que você tem disponível para alocá-los. Caso o ambiente seja pequeno, a dica é investir em bancos, que utilizam menos espaço e, por consequência, acomodam um maior número de pessoas, como cabeamento estruturado.

3. Lembre-se da iluminação

4 dicas criativas para decoração da área externa
Foto: Pinterest

A iluminação é um elemento fundamental para a decoração. E isso vale para a parte interna e externa. A boa notícia é que o mercado conta com uma série de opções, como a luminária de coluna, do poste para o jardim e da arandela.

Além disso, para renovar a decoração da sua área externa, também é interessante apostar em um varal de lâmpadas. Essa dica garante um clima mais elegante, aconchegante e intimista, sendo uma opção super válida para um jantar romântico.

4. Cores

4 dicas criativas para decoração da área externa
Foto: Pinterest

Por último, não podemos deixar de destacar sobre a importância das cores para a decoração da sua área externa. Bom, mas nesse caso não é preciso seguir uma série de regras ou normas decorativas, como sensor de temperatura e umidade.

Você pode escolher uma base neutra e deixar as tonalidades mais fortes por conta dos objetos, ou até mesmo definir paredes que vão receber as cores. Tudo isso vai depender do resultado que você deseja alcançar com a sua decoração externa.

FONTE: https://www.lopes.com.br/blog/decoracao-paisagismo/4-dicas-para-decorar-area-externa/