1 – Espaço Real Disponível
Faça uma análise do espaço disponível, anote tudo, isso será fundamental na hora da compra. Responda as questões: Quais as medidas de cada cômodo? Qual o espaço disponível para circulação? Quantas pessoas moram no local?
Parece óbvio, mas um erro de cálculo pode resultar em um ambiente “apertado” e feio. O bom aproveitamento do espaço é a peça fundamental para uma decoração funcional. Portanto, lembre-se que além da metragem é necessário calcular o espaço de circulação.
Procure alternativas
Se um sofá gigante for atrapalhar toda vez que você entrar na sala, um sofá retrátil pode ser a solução. Ao invés de mesa de centro, mesa de canto, ou até mesmo um belo aparador, que pode servir para várias funções.
Para um quarto pequeno, você pode optar por uma cama tamanho Queen, intermediária entre Casal e King. Não cabe uma mesinha de cabeceira? Nichos e luminárias na parede podem resolver o problema.
Cama box com baú, cama com gavetas ou armários embutidos são também uma ótima opção para guardar roupas de cama, sapatos e o que mais você precisar. Lembre-se, saber aproveitar todos os cantos é fundamental.
2 – O Dia a Dia da Sua Casa
Se a resposta for sim, você pode optar por uma mesa redonda e cadeiras pequenas, assim “economiza” espaço. Caso contrário, que tal incluir bancos no balcão da cozinha e cadeiras extras na sala? Elas podem ser usadas na hora de receber e no dia a dia servem como decoração.
O “quarto da bagunça” também é home office? Sem problemas! Prateleiras na parede para acomodar os livros, caixotes, caixas de plástico e cestos para organizar e “esconder” a bagunça.
Para quem tem crianças ou animais de estimação correndo pela casa, é importante pensar em móveis que não tenham quinas, mantendo a boa circulação. Se não é o seu caso, você pode investir em algumas peças mais caras ou de designers famosos.
3 – Móveis Especiais – O Destaque da Sua Decoração
Invista em peças de destaque. Se não tem muito espaço, mas quer uma decoração bacana, abuse de móveis diferenciados e peças exclusivas, coloque espelhos – eles dão a impressão de amplitude, compre lustres extravagantes e objetos como almofadas, cortinas, tapetes estampados ou coloridos.
Para um ambiente ser bonito ele não precisa estar entulhado de coisas! Poucos móveis e peças especiais vão fazer a diferença e sem ocupar todo o espaço que você tem. Sabe aquela história de ponto focal? Compense a falta de espaço com ele.
Para quem vai reformar
Se está começando uma reforma ou construindo aproveite para adicionar itens que te ajudam a ganhar espaço, como por exemplo, móveis embutidos com porta de correr ou portas de corres ou sanfonadas.
Quer uma DICA EXTRA? Aprenda agora a aproveitar espaço no banheiro!
Sim, banheiro também precisa de espaço. Portanto, nada de bidê, só porque tinha na casa da sua avó, ou armários gigantes ocupando tudo. Você pode instalar uma ducha higiênica, colocar uma cuba sobreposta (para ganhar espaço no armário) e pode até aproveitar o espaço em cima da porta e colocar uma prateleira.